Evapora-se a Garoa: análise sociossemiótica de um anúncio de cerveja nos 450 anos de São Paulo

Authors

  • Luiz Octávio dos Anjos Lucas Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Alice Andrade de Souza Descardeci Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35344

Keywords:

Semiótica, Sociossemiótica, Publicidade

Abstract

O presente artigo se propõe a aplicar em uma peça publicitária o inventário de recursos semióticos proposto por Kress e van Leeuwen, tendo-se como ponto de partida os ensinamentos peircianos de Semiótica e as recentes noções propostas pela Sociossemiótica. A análise demonstra a utilização do referido inventário para a compreensão de eventos comunicativos, no caso, o anúncio publicitário de uma bebida alcoólica

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luiz Octávio dos Anjos Lucas, Universidade Federal do Tocantins
    Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialista em Comunicação, Sociedade e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela UFT.
  • Maria Alice Andrade de Souza Descardeci, Universidade Federal do Tocantins
    Doutora em Educação pela Universidade de Londres. Professora no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins.

Published

2009-03-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Lucas, L. O. dos A., & Descardeci, M. A. A. de S. (2009). Evapora-se a Garoa: análise sociossemiótica de um anúncio de cerveja nos 450 anos de São Paulo. Anagrama, 2(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35344