Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo

Authors

  • Camila Monteiro Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35481

Keywords:

Fandom, Fórum, Convergência de Mídias, Remediação, Inteligência Coletiva.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo estudar o funcionamento dos chamados fandoms na internet, em especial os do reality show norte-americano American Idol e como eles refletem a convergência das mídias, inteligência coletiva, troca de capital social e remediação. Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados dois diferentes fandoms: o Idolforums e o ONTD_AI. Ambos são fóruns norte-americanos, abertos ao público para a discussão de assuntos referentes ao programa. Como os objetos de estudo são dois fandoms da internet que retratam um programa de TV cujo objetivo é encontrar um ídolo musical, a convergência de mídias juntamente com a cultura participativa (Jenkins, 2008) são carros-chefe deste trabalho

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Camila Monteiro, Universidade Católica de Pelotas
    Acadêmica do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas

Published

2010-06-21

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Monteiro, C. (2010). Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo. Anagrama, 4(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35481