Consumo Midiático Rural no Interior do Rio Grande do Sul

Authors

  • Fernanda Puhl Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Franciéle Weber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35589

Keywords:

Comunicação Rural, Consumo de Mídia, Rádio, Informação Agrícola, Assistência Técnica.

Abstract

A abordagem do artigo relaciona-se ao perfil social de comunidades rurais do Noroeste do Rio Grande do Sul, bem como ao grau e formas de acesso às informações midiáticas de caráter rural por parte desses agricultores. Para isso, foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa quantitativa com aplicação de questionários a 398 agricultores da região. Percebemos que o rádio ocupa as primeiras posições em termos de audiência e a internet as últimas; que os meios pessoais provenientes de assistência técnica são mais atrativos do que os meios comunicacionais midiáticos para o aprendizado de novos conhecimentos e que as instituições de representação social do campo, como sindicatos e cooperativas são bastante valorizadas como agentes comunicacionais

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fernanda Puhl, Universidade Federal de Santa Maria
    Estudante da graduação em Curso de Jornalismo da UFSM-CESNORS. Bolsista FIPE Mestre 2010.
  • Andréa Franciéle Weber, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestre e doutoranda em Letras pela UFSM e professora do Curso de Jornalismo da UFSM-CESNORS.

Published

2011-06-23

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Puhl, F., & Weber, A. F. (2011). Consumo Midiático Rural no Interior do Rio Grande do Sul. Anagrama, 5(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35589