Tecnostalgia e Nostalgia Digital no Audiovisual Contemporâneo: os Casos de Flying Luna Clipper (1987) e Tux and Fanny (2019)

Autores

  • Pedro Azevedo Raia de Siqueira Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro
  • Talitha Ferraz Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.214381

Palavras-chave:

nostalgia digital, tecnostalgia, computação gráfica, poéticas da obsolescência

Resumo

Este artigo busca elucidar a noção de nostalgia digital e explorar duas diferentes maneiras como o conceito se manifesta no mundo contemporâneo: a redescoberta no presente de obras digitais do passado e a criação de novas obras que buscam evocar o passado. A perspectiva da redescoberta é explorada a partir da animação Flying Luna Clipper (Ikko Ono, 1987), enquanto a da criação se dá a partir da série Tux and Fanny (Albert Birney, 2019). Partindo de métodos de análise fílmica são apontadas similaridades e distinções entre as duas diferentes formas de nostalgia digital representadas pelos dois objetos, colaborando para uma maior compreensão da nostalgia digital no contexto do audiovisual contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Azevedo Raia de Siqueira, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro

    Estudante do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM-RJ.

  • Talitha Ferraz, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro

    Professora do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM-RJ.

Referências

BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia. 1. ed. Nova York, EUA: Basic Books, 2001. 444 p.

CAMPBELL-KELLY, Martin; ASPRAY, William; ENSMENGER, Nathan; YOST, Jeffrey R. Computer: A History of the Information Machine. 3. ed. Boulder, CO: Westview Press, 2014. 377 p.

CAMPOPIANO, John. Memory, Temporality, & Manifestations of Our Tech-nostalgia. Preservation, Digital Technology & Culture, [S. l.], ano 2014, v. 43, n. 3, p. 75-85, 1 jul. 2014.

ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. 1. ed. São Paulo: Edições Sesc, 2018.

FISHER, Mark. Ghosts of My Life: Writings on Depression, Hauntology and Lost Futures. 1. ed. Croydon: Zero books, 2014.

GARDA, Maria B. Nostalgia in Retro Game Design. DiGRA '13 – Proceedings of the 2013 DiGRA International Conference: DeFragging Game Studies, ano 2014.

GOODMAN, Cynthia. Digital Visions: Computers and Art, 1 ed. Nova York: Harry N. Abrams, 1987.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. 1. ed. SP: Vértice, 1990.

HARTMANN, Doreen. Animation in the Demoscene: From Obfuscation to Category (Or: How to Demonstrate Skills without Adhering to the Real-Time Principle). WiderScreen. 2014. Disponível em: http://widerscreen.fi/assets/hartmann-wider-1-2-2014.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. 7. ed. NC: Duke University, 1997.

LASSETER, John. Principles of Traditional Animation Applied to 3D Computer Animation. ACM SIGGRAPH Computer Graphics, ano 1987, v. 21, n. 4, p. 35–44, jul. 1987.

NAVARRO REMESAL, Victor. Cine Ludens: 50 diálogos entre cine y juego (Filmografías Esenciales). 1. ed. Barcelona: Editorial UOC, 2019.

REYNOLDS, Simon. Retromania: Pop Culture’s Addiction to Its Own Past. 1. ed. Londres: Faber and Faber, 2011.

SCHREY, DOMINIK. Analogue Nostalgia and the Aesthetics of Digital Remediation. In: NIEMEYER, Katharina. Media and Nostalgia: Yearning for the past, present and future. 1. ed. Londres: Palgrave Macmillan, 2014. p. 27-38.

SHANKEN, E. A. Historicizar Arte e Tecnologia: Fabricar um Método e Estabelecer um Cânone. In: DOMINGUES, Diana. Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, presente e desafios. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2008. p. 139-163.

SITO, Tom. Moving Innovation: A History of Computer Animation. 1. ed. Cambridge, MA: The MIT Press, 2013.

VAN DER HEIJDEN, Tim: Technostalgia of the present: From Technologies of Memory to a Memory of Technologies. NECSUS. European Journal of Media Studies, ano 2014, v. 4, n. 3, p. 103-121, 16 nov. 2015.

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. 1. ed. Toronto e Vancouver: Clarke, Irwin & Company Limited, 1970.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Siqueira, P. A. R. de ., & Ferraz, T. . (2023). Tecnostalgia e Nostalgia Digital no Audiovisual Contemporâneo: os Casos de Flying Luna Clipper (1987) e Tux and Fanny (2019). Anagrama, 17(2), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.214381