Aventuras na História: intermediários culturais, mercado editorial e cultura de consumo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35346Palavras-chave:
Revistas de História, Mercado Editorial, Jornalismo, HistóriaResumo
O objetivo deste artigo é tentar compreender o fenômeno das revistas de História, caracterizado pelo surgimento concentrado de publicações dedicadas a esse tema. Para tentar encontrar uma explicação para esse acontecimento, o estudo concentra-se em identificar quais características do momento atual podem ter sido determinantes para o surgimento dessas publicações. Como se trata de uma questão editorial, também se faz fundamental a busca por características do mercado editorial brasileiro que possam associar-se a ela. A partir disso, uma análise do discurso do redator-chefe da “Aventuras na História” e de algumas reportagens desta publicação tenta mostrar como acontece a relação, muitas vezes conflituosa, entre o campo jornalístico e o campo da História, evidenciando algumas características que podem ajudar a compreender o fenômenoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-03-19
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Mastrocola, M. R. (2009). Aventuras na História: intermediários culturais, mercado editorial e cultura de consumo. Anagrama, 2(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35346