Reflexão Sobre o Perfil da Educação na Epistemologia da Complexidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35619Palavras-chave:
Paradigma da Complexidade, Educação, Comunicação, Interdisciplinaridade, Novas Posturas.Resumo
O mundo sofre cada vez mais com avanços como os da globalização e da tecnologia da informação, delatando antigos paradigmas como insuficientes para suportar novos contextos sociais complexos. Deste modo, o presente artigo busca entender qual o papel da Educação na formação de indivíduos cidadãos aptos a lidar com tal complexidade. Numa nova era permeada pela interdisciplinaridade, é fundamental a interligação da Educação com outras áreas do conhecimento, assim como a Comunicação, para uma atuação holística que permita a competência plena das instituições educadoras. Discute-se também a necessidade de um processo participativo do aluno na educação, onde o discurso autoritário e vertical perde espaço, há a valorização de meios perceptivos como o olfato e tato, e há uma formação mais crítica e humana do educandoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-11-20
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Hazarian, N. O. (2011). Reflexão Sobre o Perfil da Educação na Epistemologia da Complexidade. Anagrama, 5(2), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35619