Reflexão Sobre o Perfil da Educação na Epistemologia da Complexidade

Autores

  • Natália Ortiz Hazarian Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35619

Palavras-chave:

Paradigma da Complexidade, Educação, Comunicação, Interdisciplinaridade, Novas Posturas.

Resumo

O mundo sofre cada vez mais com avanços como os da globalização e da tecnologia da informação, delatando antigos paradigmas como insuficientes para suportar novos contextos sociais complexos. Deste modo, o presente artigo busca entender qual o papel da Educação na formação de indivíduos cidadãos aptos a lidar com tal complexidade. Numa nova era permeada pela interdisciplinaridade, é fundamental a interligação da Educação com outras áreas do conhecimento, assim como a Comunicação, para uma atuação holística que permita a competência plena das instituições educadoras. Discute-se também a necessidade de um processo participativo do aluno na educação, onde o discurso autoritário e vertical perde espaço, há a valorização de meios perceptivos como o olfato e tato, e há uma formação mais crítica e humana do educando

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Biografia do Autor

  • Natália Ortiz Hazarian, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Graduanda em Comunicação Social (Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes), Habilitação em Relações Públicas.

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Publicado

2011-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hazarian, N. O. (2011). Reflexão Sobre o Perfil da Educação na Epistemologia da Complexidade. Anagrama, 5(2), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35619