A América Portuguesa sob as luzes do scanner: arquivos, reprodução e manipulação digital da cartografia histórica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0303Resumo
Nas últimas décadas, a manipulação e o compartilhamento de cartografias do passado e a produção de cartografias históricas têm ganhado novos contornos em função dos desenvolvimentos na área da computação. Essas novas ou incrementadas possibilidades podem influenciar também as metodologias das pesquisas que mobilizam tais fontes ou produtos. No entanto, a feitura de novos mapas ou o processamento dos antigos por meio de programas GIS são inócuos quando não se imbricam adequadamente nos objetivos do trabalho acadêmico. No presente artigo, apresentaremos um conjunto de produções recentes, referentes principalmente à história colonial, que utilizam as ferramentas da informática de maneiras variadas para a reprodução, análise e criação de mapas. Esses trabalhos serão examinados por suas propostas individuais, mas principalmente por suas relações com os debates contemporâneos de redefinição da história da cartografia. Por meio da construção de uma sistematização inicial que permite distinguir as pesquisas analisadas de acordo com as formas como se articulam ou fazem uso de recursos tecnológicos, defenderemos as formas de associação entre a informática e a construção de conhecimento histórico que priorizam o uso da tecnologia como método intrinsecamente relacionado às questões e aos objetos de estudo.Downloads
Downloads
Publicado
2016-12-01
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SANTOS, Amália Cristovão dos. A América Portuguesa sob as luzes do scanner: arquivos, reprodução e manipulação digital da cartografia histórica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 71–98, 2016. DOI: 10.1590/1982-02672016v24n0303. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/126843.. Acesso em: 1 abr. 2025.