Comentário II: Um olhar antropológico sobre a curadoria: da agência dos objetos a sua artificação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e27Downloads
Referências
ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. In: RAMOS, Alexandre Dias (org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010. p. 43-57.
APPADURAI, Arjun. Introdução: Mercadorias e a política de valor. In: APPADURAI, Arjun. (org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010. p. 15-87.
BARBOSA, Cinara. A era da curadoria. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 136-147, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3f522eV>. Acesso em: 20 jan. 2021.
BARBUY, Heloisa. A conformação dos ecomuseus: elementos para a compreensão e análise. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 3, n.1, p. 209-230, 1995. Disponível em: <https://bit.ly/2RHC1KE>. Acesso em: 10 mai. 2021.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de Curadoria: Os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. Lisboa: Ibermuseus, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3mxVwjS>. Acesso em: 20 jan. 2021.
CABOCO, Gustavo. Baaraz Kawau [O campo após o fogo]. Curitiba: Impressão Indígena, 2018.
CARVALHO, Josué Jorge. O museu, o nativo e a musealização do objeto. Campos, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 59-74, 2015.
CARVALHO, José Jorge. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e pesquisa. Brasília, DF: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, 2016. (Cadernos de Inclusão, n. 8).
CINTRÃO, Rejane. As montagens de exposições de arte: dos Salões de Paris ao MoMa. In: RAMOS, Alexandre Dias. (org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010. p. 15-41.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
FRANÇOZO, Mariana. Museus e coleções etnográficas: da história à política [Entrevista concedida a Eduardo Dimitrov, Ilana Seltzer Goldstein e Luisa Pessoa de Oliveira]. PROA: revista de antropologia e arte, Campinas, v. 1, n. 5, p. 181-197, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3mxwfq2>. Acesso em: 21 jan. 2021.
GARCÉS, Claudia; FRANÇOZO, Mariana; VAN BROEKHOVEN, Laura; KA’APOR, Valdemar. Conversações desassossegadas: diálogos sobre coleções etnográficas com o povo indígena Ka’apor. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, v. 12, n. 3, p. 713-734, 2017.14 ANAIS DO MUSEU PAULISTA – vol. 29, 2021.
GEERTZ, Clifford. Obras e Vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.
GOLDSTEIN, Ilana. Arte, artesanato e arte popular: fronteiras movediças. In: HIKIJI, Rose Satiko Gitirana; SILVA, Adriana de Oliveira. Bixiga em artes e ofícios. São Paulo: Edusp, 2014. p. 223-257.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: IPHAN, 2007.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Rouch compartilhado. Premonições e provocações para uma antropologia contemporânea. Iluminuras, Porto Alegre, v. 14, n. 32, p. 113-122, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2RbKbdO>. Acesso em: 20 jan. 2021.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
L’ESTOILE, Benoit. A experiência do museu é se deslocar. Entrevista concedida a Eduardo Dimitrov, Ilana Goldstein e Mariana Françoso. Proa o. 03, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/3vXsnCy>. Acesso em: 07 mai. 2021.
MAJNEP, Ian Saem; BULMER, Ralph. Birds of my Kalam Country. Auckland: Auckland University Press, 1977.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo. v. 2, p. 9-42, 1994. Disponível em: <https://bit.ly/3vVQ0es>. Acesso em: 10 maio. 2021.
MENOTTI, Gabriel. Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição. Ars, ano 11, no. 22, 2013, p. 53-73. Disponível em: <https://bit.ly/3o78mXs>. Acesso em: 07 mai. 2021.
NASCIMENTO, Fátima Regina. Curadoria: coleções etnográficas: os desafios de uma curadoria
de etnologia atualizada. In: CURY, Marília Xavier; VASCONCELLOS, Camilo de Mello; ORTIZ, Joana Monteiro (coords.). Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski: ACAM Portinari, 2012, p. 96-102.
PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Brasília: UnB, 1992.
ROSALDO, Renato. Ilongot Headhunting, 1883-1974: A Study in Society and History. Stanford: Stanford University Press; 1ª ed. 1980.
RUSSI, Adriana; ABREU, Regina. “Museologia colaborativa”: diferentes processos nas relações entre antropólogos, coleções etnográficas e povos indígenas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 25, n. 53, p. 17-46, 2019.
SHEPARD, Glenn: GARCÉS, Claudia L. López; ROBERT, Pascale de; CHAVES, Carlos Eduardo. Objeto, sujeito, inimigo, vovô: um estudo em etnomuseologia comparada entre os MebêngôkreKayapó e Baniwa do Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, v. 12, n. 3, p. 765-787, 2017.
SILVA, Fabíola Andréa; GORDON, Cesar. Xikrin: uma coleção etnográfica. São Paulo: Edusp, 2011.
VAN VELTHEM, Lucia Hussak. A pele de Tuluperê: uma etnografia dos trançados Wayana. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 1998.
VAN VELTHEM, Lucia Hussak. O objeto etnográfico é irredutível? Pistas sobre novos sentidos e análises. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 7, n. 1, p. 51-66, 2012. Disponível em: <https://bit.ly/2RGj3Et>. Acesso em: 07 mai. 2021.
VIEIRA, Mariane A. do Nascimento. Dja Guata Porã: o rio indígena que desaguou no MAR. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 25, n. 53, p. 227-256, 2019.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ilana Seltzer Goldstein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).