Comentário II: O cuidado com o outro nos museus: um novo paradigma
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e32Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. The social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
AZEVEDO, Célia Maria Marinho. Onda negra medo branco: o negro no imaginário das elites: século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras escolhidas: volume 1: magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.
BENNETT, Tony. The birth of the museum: history, theory, politics. London: Routledge, 1995.
BOSWELL, David; EVANS, Jessica. Representing the nation: a reader: histories, heritage and museums. London: Routledge, 1999.
BOURDIEU, Pierre. La distinction. Paris: Éditions de Minuit, 1979.
BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso Taunay e a memória nacional: 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
CASTRO, Hebe Maria. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no Sudeste escravista. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.
DUNCAN, Carol. Civilizing rituals: inside public art museums. London: Routledge, 1997.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiência do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
HUYSSEN, Andreas. Twilight memories: marking time in a culture of amnesia. London: Routledge, 1995.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1998.
POMIAN, Krzysztof. Collectors and curiosities: Paris and Venice, 1500-1800. Cambridge: Polity Press, 1990.
POULOT, Dominique. Musée, nation, patrimoine (1789-1815). Paris: Gallimard, 1997.
SANTOS, Cecília MacDowell; TELES, Edson; TELES, Janaína de Almeida. Desarquivando a ditadura: memória e justiça no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2009. v. 1-2.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. A escrita do passado nos museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond/MinC/Iphan, 2006.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Naturalists in nineteenth-century Brazil. Archiv Weltmuseum Wien, Vienna, v. 63-64, p. 38-59, 2013-2014.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. O retorno do pesadelo da amnésia coletiva. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 121, n. 1, p. 103-122, 2020.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SODARO, Amy. Museus memoriais: a emergência de um novo modelo de museu. PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 207-231, 2019. Doi: <https://doi.org/10.5965/1984724620442019207>.
STOCKING JR., George (ed.). Objects and others: essays on museums and material culture. Madison: The University of Wisconsin Press, 1985.
TAUNAY, Affonso d’Escragnolle. Comemoração do cincoentenario da solene Instituição do Museu Paulista no Palácio do Ipiranga. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1946.
WITTER, José Sebastião; BARBUY, Heloisa (orgs.). Museu Paulista: um monumento no Ipiranga: história de um edifício centenário e da sua recuperação. São Paulo: Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Myrian Sepúlveda dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).