Desenvolvimento de ferramenta para mapeamento diagnóstico de riscos em edificação de salvaguarda e pesquisa: estudo do caso da Divisão de Coleções Especiais na Biblioteca Central da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e23Palavras-chave:
Conservação Preventiva, Gestão de Riscos, Mapeamento Diagnóstico, Arquitetura de Bibliotecas, Avaliação Pós-Ocupação, Patrimônio CulturalResumo
Quando se trata do planejamento e das ações de proteção às coleções, os gestores de instituições de salvaguarda e pesquisa são periodicamente confrontados com a necessidade de fazer escolhas e estabelecer prioridades. Isso implica, dentre outras coisas, em conhecer
e compreender as características e dinâmicas da construção, de uma forma sistêmica e interdependente. Este trabalho propõe uma ferramenta para mapeamento diagnóstico de riscos em edifícios de biblioteca, que se mostrou factível em contexto real. A ferramenta responde à realidade das instituições de salvaguarda e pesquisa brasileiras, principalmente as públicas,
pois trata-se de um instrumento de simples aplicação e de baixo custo.
Downloads
Referências
FONTES IMPRESSAS
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO FÍSICO E OBRAS DA UFMG. Biblioteca Central. Belo
Horizonte: UFMG, 1997. 1 f. Prancha da planta de cobertura da Biblioteca Central; original em
papel vegetal.
GONÇALVES, Naiara et al. Roteiro simplificado para o diagnóstico de condições de conservação de coleções. Belo Horizonte: LACICOR, 2017.
SILVEIRA, Rafael Vilela. Relatório técnico de análise de uso e ocupação, com abordagem
preliminar nas questões de segurança e acessibilidade. Belo Horizonte: Departamento de
Projetos da UFMG, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Biblioteca Central. [ca. 1980]. 1 fotografia.
LIVROS, ARTIGOS E TESES
CALDEIRA, Cleide Cristina. Conservação preventiva: histórico. Revista CPC, São Paulo, n. 1,
p. 91-102, 2006. DOI: 10.11606/issn.1980-4466.v0i1p91-102.
DARDES, Kathleen; STANIFORTH, Sarah. Preventive Conservation: Sustainable Stewardship
of Collections. Conservation Perspectives: The GCI Newsletter, Los Angeles, v. 30, n. 2, p. 19-
, 2015.
DIULIO, María de la Paz; MERCADER-MOYANO, Pilar; GÓMEZ, Analía Fernanda. The Influence
of the Envelope in the Preventive Conservation of Books and Paper Records: Case Study:
Libraries and Archives in La Plata, Argentina. Energy and Buildings, [s. l.], v. 183, p. 727-738,
DOI: 10.1016/j.enbuild.2018.11.048.
FIALHO, Beatriz Campos. Da cidade universitária ao campus da Pampulha da UFMG:
arquitetura e urbanismo como materialização do ideário educacional (1943-1975). 2012.
Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura, Universidade
Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limongi. Ambientes contemporâneos para o ensino-aprendizagem: avaliação pós-ocupação aplicada a três edifícios escolares públicos, situados
na Região Metropolitana de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)
– Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limongi.; ORNSTEIN, Sheila Walbe; ONO, Rosaria. Mapas de
diagnóstico: procedimentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) voltados à qualidade de projeto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., 2011, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ANTAC, 2011. p. 297-307. DOI: 10.4237/sbqp.11.253.
FRONER, Yacy-Ara; ROSADO, Alessandra. Princípios históricos e filosóficos da conservação
preventiva. Belo Horizonte: LACICOR-EBA-UFMG, 2008. p. 1-23.
FRONER, Yacy-Ara. Storage Collection Recommendation from Interdisciplinary Tools:
Documentation, Preventive Conservation, Curatorship, and Architectural Issues. In: CIDOCICOM CONFERENCE, 26., 2018, Heraklion. Proceedings […]. Heraklion: ICOM, 2018. p. 1-16.
GONÇALVES, Willi de Barros. Diagnóstico de condições de conservação de coleções:
considerações para desenvolvimento de protocolos de acreditação de instituições museais no
cenário brasileiro. Patrimônio e Memória, Assis, SP, v. 16, n. 1, p. 389-412, 2020.
INTERNATIONAL CENTRE FOR THE STUDY OF THE PRESERVATION AND RESTORATION
OF CULTURAL PROPERTY; CANADIAN CONSERVATION INSTITUTE. Guia de gestão de riscos
para o patrimônio museológico. Brasília, DF: Ibermuseus, 2017a.
INTERNATIONAL CENTRE FOR THE STUDY OF THE PRESERVATION AND RESTORATION
OF CULTURAL PROPERTY; CANADIAN CONSERVATION INSTITUTE. RE-ORG: a method to
reorganize museum storage. Roma: ICCROM, 2017b.
LUCCHI, Elena. Multidisciplinary Risk-based Analysis for Supporting Decision Making Process
on Conservation, Energy Efficiency, and Human Comfort in Museum Buildings. Journal of
Cultural Heritage, [s. l.], v. 22, p. 1079-1089, 2016. DOI: 10.1016/j.culher.2016.06.001.
MACIEL, Carlos Alberto Batista. Projetando infraestruturas: processo e projeto do Sistema
Básico da UFMG. In: PROJETAR, 5., 2011. Anais […]. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura
da UFMG, 2011. p. 1-14.
OGDEN, Sherelyn (ed.). Planejamento para preservação. In: BECK, I. (coord.). Planejamento
e prioridades. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos,
v. 30, p. 7-15.
OLENDER, Marcos. “O abismo da história é grande o suficiente para todos”: os primórdios da
Carta de Atenas de 1931 e a afirmação da noção de patrimônio da humanidade. Locus: Revista de História, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 291-313, 2020. DOI: 10.34019/25948296.2020.v26.31204.
ORNSTEIN, Sheila Walbe et al. Improving the Quality of School Facilities Through Building
Performance Assessment: Educational Reform and School Building Quality in São Paulo, Brazil. Journal of Educational Administration, [s. l.], v. 47, n. 3, p. 350-367, 2009. DOI: 10.1108/09578230910955782.
SON, Lee How; YUEN, George C. S. Building Maintenance Technology. Londres: Palgrave, 1993.
SOUZA, Raissa Melo de; ORNSTEIN, Sheila Walbe. Gestão de museus a partir da aplicação da
avaliação pós-ocupação: o caso do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, São Paulo. Anais do
Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 28, p. 1-41, 2020. DOI: 10.1590/198202672020v28e05.
STANIFORTH, Sarah (ed.) Historical Perspectives on Preventive Conservation. Los Angeles: The
Getty Conservation Institute, 2013.
VAN BALEN, Koenraad. Challenges that Preventive Conservation Poses to the Cultural Heritage Documentation Field. The International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, Ottawa, XLII-2/W5, p. 713-717, 2017. DOI: 10.5194/isprsarchives-XLII-2-W5-713-2017.
SITES
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. UFMG mantém coleção de obras raras: materiais estão sob os
cuidados da Divisão de Coleções especiais. [Entrevista cedida a] Tayrine Vaz. TV UFMG, Belo
Horizonte, out. 2017. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmgmantemcolecao-de-obras-raras. Acesso em: 5 out. 2020.
WALLER, Robert.; CATO, Paisley. Agents of deterioration: dissociation. Ottawa: CCI, 2019.
Disponível em: https://www.canada.ca/en/conservation-institute/services/agents-deterioration/dissociation.html. Acesso em: 5 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafael Vilela Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).