Museu Paulista: do teatro da memória ao museu laboratório: em torno da Independência do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30d1e42Palavras-chave:
Museu Paulista, Independência do Brasil, Cultura visual, Políticas de memóriaResumo
O projeto museológico de Afonso Taunay do Museu Paulista, pertencente à Universidade de São Paulo desde 1963, consagrou a expografia desse museu histórico
à Independência do Brasil em 1922. Indicamos as formas de elaboração de um contrato cívico entre o museu e essa data nacional. Com o ingresso de Ulpiano Bezerra de Meneses na diretoria do Museu em 1989, a instituição passou por uma guinada, com a criação de diretrizes que reorientariam o caráter museal da instituição, a partir da reavaliação crítica de seu acervo (material e visual), e do próprio edifício-monumento que sedia o Museu Paulista. Este artigo aponta algumas balizas de mudança na compreensão da instituição, a partir da qualificação das fases institucionais anteriores a Bezerra de Meneses. Pode-se ainda indicar que os pressupostos norteadores de Ulpiano de Meneses – no esforço de converter o Museu de “teatro da memória” para “laboratório da História” – desdobram-se no projeto de restauro e reinauguração do Museu do Ipiranga, em 2022, e nas reformulações dos modos de abordar a noção na obra-prima Independência ou morte!, de Pedro Américo.
Downloads
Referências
LIVROS, ARTIGOS E TESES
ALVES, Ana Maria de Alencar. O Ipiranga apropriado: ciência, política e poder: o Museu
Paulista (1893-1922). São Paulo: Humanitas, 2001.
ANHEZINI, Karina. Um metódico à brasileira: a história da historiografia de Afonso de Taunay
(1911-1939). São Paulo: Editora Unesp, 2011.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural.
Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
AVOLESE, Claudia Valladão de Mattos. Independência ou Morte, de Pedro Américo: entre a
materialidade da obra e a imagem em construção. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda.
Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do
Estado de São Paulo, 2016. p. 81-91.
BANN, Stephen. As invenções da história: ensaios sobre a representação do passado. Bauru:
Editora Unesp, 1994.
BARBUY, Heloisa; CARVALHO, Vania Carneiro de. Imagens e impressões: caleidoscópio de
significados. In: WITTER, José Sebastião (dir.). Museu Paulista: um monumento no Ipiranga.
São Paulo: Fiesp, 1997. p. 302-343.
BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Perspetivas sobre a representação das monções no
Museu Paulista e no Museu Republicano de Itu. Midas, [s. l.], v. 10, 2019.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: SP.TA Editor, 1979.
BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional
(1917-1945). São Paulo: Editora Unesp, 2005.
CARVALHO, Vania Carneiro de; MARINS, Paulo César Garcez; LIMA, Solange Ferraz de.
Curadoria em museus de história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 1-24, 2021.
DOI: 10.1590/1982-02672021v29e40.
CHALHOUB, Sidney; SILVA, Fernando Teixeira da. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos
e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. Cadernos AEL, Campinas,
n. 26, 2009.
CHIARELLI, Tadeu. Anotações sobre arte e história no Museu Paulista. In: FABRIS, Annateresa
(org.). Arte & política: algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998. p. 21-46.
CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contramão da história: um estudo
iconográfico. Projeto História, São Paulo, v. 23, p. 307-335, 2002. Disponível em: https://bit.ly/34G3Y6F. Acesso em: 9 abr. 2022.
COLI, Jorge. A pintura e o olhar sobre si: Victor Meirelles e a invenção de uma história visual
no século XIX Brasileiro. In: FreItas, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em
perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 375-404.
DIAS, Elaine. Os retratos de d. Pedro I e d. João VI no acervo do Museu Paulista. In: VALLE,
Arthur; DAZZI, Camila; PORTELLA, Isabel. Oitocentos: intercâmbios culturais entre Brasil e
Portugal. Rio de Janeiro: Seropédica, 2013. t. III. p. 177- 188.
FÉLIX, Rogério Ricciluca Matiello; RIZZUTTO, Márcia de Almeida. Aplicações da arqueometria
no mobiliário de São Paulo do século XVIII: análises indiciárias e contextualização histórica.
Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-44, 2019. DOI: 10.1590/198202672019v27e10d1.
FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar
coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2002.
FLEMING, Maria Isabel D’Agostino; FLORENZANO, Maria Beatriz Borba. Trajetória e
perspectivas do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1964-2011). Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 73, 217-228, 2011. DOI: 10.1590/S0103-40142011000300024.
GONTIJO, Rebeca. O “cruzado da inteligência”: Capistrano de Abreu, memória e biografia.
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 26, p. 41-76, 2007.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo
Horizonte: Autêntica, 2013.
HEYMANN, Luciana Quillet; LACERDA, Aline Lopes de. Entrevista com Ulpiano Toledo Bezerra
de Meneses. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, 2011.
HICKS, Dan. The material-cultural turn: event and effect. In: HICKS, Dan; BEAUDRY, Mary (ed.).
The Oxford handbook of material culture studies. Oxford: Oxford University, 2010. p. 25-98.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: Enciclopedia Einaudi, v. 1: memória: história. Lisboa: Imprensa
Nacional, 1984. p. 11-50.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura visual e curadoria em museus
de História. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 53-77, 2005.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vania Carneiro de. Fotografias: usos sociais e
historiográficos. In: LUCA, Tania Regina de; PINSKY, Carla Bassanezi (org.). O historiador e
suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013. p. 29-60.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. São Paulo Antigo, uma encomenda
da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu
Paulista, São Paulo, v. 1, 1993. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100012.
LIMA, Solange Ferraz de. Museus e fotografia. In: SCHIAVINATTO, Iara Lis; MENESES, Patrícia
(org.). A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar. Vitória: Milfontes, 2020. p. 21-34.
LIMA JUNIOR, Carlos; NERY, Pedro. From the “Paulista peasant” to the “Independence men”:
interpretations under dispute over the national past in the Hall of Honor of Museu Paulista.
Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-47, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e22d2.
LIMA JUNIOR, Carlos. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu
Paulista e a reelaboração do passado nacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos
Brasileiros) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. 90 anos do Museu Histórico
Nacional em debate (1922-2012). Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2014.
MAGALHÃES, Aline Montenegro. Culto da saudade na casa do Brasil: Gustavo Barroso e o
Museu Histórico Nacional (1922-1959). Fortaleza: Museu do Ceará, 2006.
MAKINO, Miyoko et al. O Serviço de documentação textual e iconografia do Museu
Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 259-304, 2003. DOI: 10.1590/
S0101-47142003000100014.
MARINS, Paulo César Garcez. Imagens recriam a história. São Paulo: Museu Paulista da USP,
a.
MARINS, Paulo Cesar Garcez. Introduction. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-11,
DOI: 10.1590/1982-02672019v27e28introd2.
MARINS, Paulo Cesar Garcez. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e
a tradição da retratística monárquica europeia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São
Paulo, v. 44, p. 77-104, 2007b. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104.
MARINS, Paulo Cesar Garcez. Um personagem por sua roupa: o gibão como representação do
bandeirante paulista. Tempo, Niterói, v. 26, n. 2, 2020. DOI: 10.1590/TEM-1980-542X2020v260207.
MATTOS, Claudia Valladão de. Da palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso
Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 123-145, 1999.
DOI: 10.1590/S0101-47141999000100006.
MELLO, Evaldo Cabral de. A outra Independência: o federalismo pernambucano de 1817 a
São Paulo: Editora 34, 2004.
MELLO, Pedro Américo de Figueiredo. O brado do Ipiranga ou a Proclamação da Independência do Brasil. In: OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Cláudia Valladão de. O Brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp, 1999.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista
Brasileira de História, São Paulo, n. 115, 1983. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i115p103-117.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A história, cativa da memória? Para um mapeamento
da memória no campo das ciências sociais. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, São
Paulo, v. 34, p. 9-23, 1992a. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i34p9-23.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Apresentação da nova série. Anais do Museu Paulista,
São Paulo, v. 1, p. 5-6, 1993a. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100001.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de
objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 1,
p. 207-222, 1993b. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100014.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a
exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2,
n. 1, p. 9-42, 1994. DOI: 10.1590/S0101-47141994000100002.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço
provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-
, 2003. DOI: 10.1590/S0102-01882003000100002.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu e o problema do conhecimento. In: ANAIS
DO I SEMINÁRIO SOBRE MUSEUS-CASA, n. 1, agosto de 1995, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio
de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. p. 17-48.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu e a questão do conhecimento. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes (org.). Futuro do pretérito: escrita da história e história do museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito de Alencar, 2010. p. 13-33.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Para que serve um museu histórico? In: Como explorar
um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1992b. p. 3-6.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Pintura histórica: documento histórico? In: Como
explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1992c. p. 22-24.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Plano Diretor 1990-1995. São Paulo, Museu Paulista
da USP, 1999.
MORESCHI, Bruno Seravali. Olhares mediados: aproximações empíricas e emancipadas em
museus. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
MORESCHI, Bruno Seravali. O Museu Paulista está fechado para obras: revisões críticas e
colaborativas da pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo, 2021. No prelo.
NASCIMENTO, Ana Paula; BORREGO, Maria Aparecida de Menezes (dir.). Museu Paulista and
the memories of the narratives of Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence. São Paulo: Museu
Paulista da USP, 2021.
NERY, Pedro. Acervo em movimento: uma coleção de arte para São Paulo. In: PICCOLI, Valéria;
PITTA, Fernanda (dir.). Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca do Estado. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo. Catálogo de exposição, 2016. p. 59-80.
OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. Delimitação do lugar do grito: propostas e contradições.
In: WITTER, José Sebastião (dir.). Museu Paulista: um monumento no Ipiranga: história de um
edifício centenário e de sua recuperação. São Paulo: Fiesp, 1997. p. 213-225.
OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Claudia Valladão de. O brado do Ipiranga. São
Paulo: Edusp, 1999.
OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. O espetáculo do Ypiranga: mediações entre memória e
história. 1999. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
PAOLI, Maria Célia; SÁDER; Eder; TELLES, Vera da Silva. Pensando a classe operária: os
trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico (notas de uma pesquisa). Revista Brasileira
de História, São Paulo, v. 6, p. 129-149, 1983.
PITTA, Fernanda Mendonça. Os pincéis escrevem a história no “Teatro da memória”: o trabalho artístico, intelectual e político de Benedito Calixto nas encomendas de retratos históricos do Museu Paulista (1900-1906). São Paulo: Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), 2014. Relatório de Pós-Doutorado.
PRIMO, Judite. O social como objeto da museologia. Cadernos de Museologia, Lisboa, v. 47,
n. 3, 2014. DOI: 10.36572/csm.2014.vol.47.01.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica
do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu
Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e08.
SCHIAVINATTO, Iara Lis. Between decontextualization and recontextualization: on the
presence of Hercule Florence at the Museu Paulista by Afonso Taunay. In: BORREGO, Maria
Aparecida de Menezes (dir.). Museu Paulista and Hercule Florence, São Paulo: Museu Paulista
da USP, 2021. p. 525-548. Disponível em: https://bit.ly/3jmcWzt. Acesso em: 24 jan. 2022.
SCHIAVINATTO, Iara Lis; COSTA, Eduardo Augusto (dir.). Cultura visual e história. São Paulo:
Alameda, 2016.
SILVA, Tathianni Cristini da. O Museu Paulista de Mário Neme (1960-1973). Anais do Museu
Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-30, 2020. DOI: 10.1590/1982-02672020v28e22.
STARN, Randolph. A historian’s brief guide to the new museum studies. The American
Historical Review, v. 110, n. 1, p. 68-98, 2005.
SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Grandes vultos da Independência brasileira. São Paulo:
Cayeiras, 1922.
TAUNAY, Affonso d’Escragnolle. Guia da secção histórica do Museu Paulista. São Paulo:
Imprensa Official do Estado, 1937.
VIEIRA, Leonardo da Silva. Apontamentos acerca da política de aquisição de acervo no Museu
Paulista (1990-2015). 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
VIEIRA, Leonardo da Silva. A aquisição de acervo no Museu Paulista (1990-2015). Anais do
Museu Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-45, 2020. DOI: 10.1590/1982-02672020v28e21.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iara Lis Schiavinatto, Carlos Lima Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento Processo 21/09614-8