Para que os alunos visualizem a história: o Museu Republicano “Convenção de Itu” e o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e32Palavras-chave:
Museu Republicano Convenção de Itu, Ensino de História, Setor Educativo, Representação do passadoResumo
Visitas escolares são parte significativa da história dos museus. Para tratar desse tema, este artigo apresenta uma abordagem metodológica que considera três instâncias de análise: o museu, as ações educativas e os usos docentes, e toma como objeto de estudo o Museu Republicano “Convenção de Itu”, localizado na cidade de Itu, no interior do estado de São Paulo. Para dar conta dessa proposta, o trabalho mobiliza a história da fundação do museu e visitas escolares, realizadas entre 1987 e 2017. O corpus documental é formado por entrevistas semiestruturadas e pelo arquivo institucional do museu (composto, entre outros documentos, por ofícios requerendo visitas escolares). De um lado, busca-se, com isso, fortalecer as pesquisas que têm como tema de estudo a intersecção entre docentes (de história) e museus (de história) e, de outro, dinamizar e ampliar os olhares sobre práticas de ensino.
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Referências
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