Para que os alunos visualizem a história: o Museu Republicano “Convenção de Itu” e o ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e32

Palavras-chave:

Museu Republicano Convenção de Itu, Ensino de História, Setor Educativo, Representação do passado

Resumo

Visitas escolares são parte significativa da história dos museus. Para tratar desse tema, este artigo apresenta uma abordagem metodológica que considera três instâncias de análise: o museu, as ações educativas e os usos docentes, e toma como objeto de estudo o Museu Republicano “Convenção de Itu”, localizado na cidade de Itu, no interior do estado de São Paulo. Para dar conta dessa proposta, o trabalho mobiliza a história da fundação do museu e visitas escolares, realizadas entre 1987 e 2017. O corpus documental é formado por entrevistas semiestruturadas e pelo arquivo institucional do museu (composto, entre outros documentos, por ofícios requerendo visitas escolares). De um lado, busca-se, com isso, fortalecer as pesquisas que têm como tema de estudo a intersecção entre docentes (de história) e museus (de história) e, de outro, dinamizar e ampliar os olhares sobre práticas de ensino.

Downloads

Biografia do Autor

  • Marcelo Henrique Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em História na linha de pesquisa Patrimônio, Ensino de História e Historiografia pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestre em História pela mesma instituição e graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). E-mail: marcelo.leite23@gmail.com.

Referências

Fontes Manuscritas

Arquivo do Museu Republicano “Convenção de Itu”

Arquivo do Museu Republicano Convenção de Itu. Ofícios recebidos, 1990-2005, Caixas Correspondência Recebida: 122; 156; 157; 169;176; 199; 201; 207; 208; 213; 214; 216; 266.

Arquivo do Museu Republicano Convenção de Itu. Livros de registros de visitas. 1990-2012, Caixa Registros de Visitas: 145.

Arquivo do Museu Republicano Convenção de Itu. Cursos para professores oferecidos pelo Museu Republicano. Caixa: 126; 155; 183; 191.

Livros, artigos e teses

ABREU, Regina. A fabricação do imortal: memória, história e estratégia de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

ANHEZINI, Karina. Um metódico à brasileira: a história da historiografia de Afonso de Taunay. São Paulo: Unesp, 2011.

BEZERRA, Rafael Zamorano. Relíquia. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (orgs.). Dicionário Iphan de patrimônio cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Iphan, 2016.

BITTENCOURT, Vera Lucia. Affonso d’Escragnolle Taunay: a musealização de acervos e práticas historiográficas. In: OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles (org.). O Museu Paulista e a gestão Afonso Taunay: escrita da história e historiografia, séculos XIX e XX. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2017. p. 75.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BONEKÄMPER, Gabi Dolff. Topografías del recuerdo y colectivos de memoria. In: BIRLE, P.;

CARNOVALE, V.; GRYGLEWSHI, E.; SCHINDEL, E. Memorias urbanas en diálogo: Berlín y Buenos Aires. Buenos Aires: Buenos Libros, 2010. p. 27-37.

BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: Unesp, 2005.

CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em casa museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2015.

CHIOVATTO, Milene. Ceca-Icom: suas raízes, histórias, atividades e dilemas contemporâneos. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 52, p. 64-83, 2020.

GOMES, Angela de Castro. Cultura histórica do Estado Novo. Projeto História, São Paulo, v. 16, p. 121-141, 1998.

GONTIJO, Rebeca. Cultura histórica. In: FERREIRA, Marieta; OLIVEIRA, Maria (coords.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. A cultura histórica oitocentista: a constituição de uma memória disciplinar. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Historiografia e cultura histórica: notas para um debate. Ágora: Revista de História e Geografia, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 1, mar. 1995.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Vendo o passado: representação e escrita da História. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 15, n. 2, 2007.

HEYMANN, Luciana (org.). 50 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile (1972-2022): novos olhares sobre os museus. São Paulo: Hucitec, 2023.

LEITE, Marcelo Henrique. Ensino de História e museu: os usos docentes do Museu Republicano Convenção de Itu. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

LEITE, Marcelo Henrique. O museu como objeto de pesquisa para o ensino de história: um balanço (1980-2017). História, histórias, Brasília, v. 8, p. 131-151, jan./jun. 2021.

LEITE, Marcelo. O museu e a escola: o ensino de ditadura militar em aulas de história em São Paulo e Buenos Aires. 2024. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.

LOPES, Maria Margaret. Comemorações da Independência: a História ocupa o lugar das Ciências Naturais no Museu Paulista, Brasil. Toulouse: L’Ordinaire Latino-Américain, v. 212, p. 33-50, 2010.

MARANDINO, Martha. Educação não-formal. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: Ibram, 2018. p. 78-80.

MARTINS, Mariana. A formação do Museu Republicano (1921-1946). Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, v. 2, p. 9-42, 1994. DOI: 10.1590/S0101-47141994000100002

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências e Letras: Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, n. 27, p. 91-101, 2000.

MENESES, Ulpiano Bezerra. O museu e o problema do conhecimento. Anais do IV Seminário sobre Museus-Casa, 2002. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002.

MESTRE, Joan; CARDONA, Francesc. Museos de historia: entre la taxidermia y el nomadismo. Asturias: Ediciones Trea, 2011.

MOTTA, Marly Silva da. A nação faz cem anos: a questão nacional no centenário da independência. Rio de Janeiro: FGV, 1992.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. O tempo presente e os sentidos dos museus de história. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, p. 103-123, 2013. DOI: 10.20949/rhhj.v2i4.89.

OLIVEIRA, Lucia Lippi. Imaginário histórico e poder cultural: as comemorações do descobrimento. Estudos Históricos, v. 14, n. 26, p. 183-202, 2000.

PEREIRA, Junia Sales; SIMAN, Lana M. de Castro. Andarilhagens em chão de ladrilhos. In: FONSECA, Selva Guimarães (org.). Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alínea, 2009.

PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana. Andarilhagens em chãos de ladrilhos. In: FONSECA, Selva Guimarães (org.). Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alínea, 2009.

POMIAN, Krzyzstof. Enciclopédia Einaudi volume 1: Memória - História. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985.

POULOT, Dominique. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no Ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. Em nome do objeto: museu, memória e ensino de história. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56706. Acesso em: 5 jul. 2024.

SEPULVEDA, Miryam. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond Universitaria, 2006

SOUZA, Jonas Soares de. Painéis de azulejos do Museu Republicano. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2., 2006, Campinas. Anais [...].Campinas: Unicamp, 2006.

STUDART, Denise Coelho. A produção intelectual do Ceca-Brasil nas conferências internacionais do Comitê de Educação e Ação Cultural do Icom de 1996 a 2004. Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 9-18, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2014.

TAUNAY, Affonso de E. Guia do Museu Republicano Convenção de Itu. São Paulo: Indústria Gráfica Siqueira, 1946.

TAUNAY, Affonso de E. Solenização do Cincoentenário da Convenção de Itu, realizada a 18 de abril de 1923 com a instalação do Museu Republicano “Convenção de Itu” pelo Governo do Estado de São Paulo a 18 de abril de 1923. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1923.

TRAVERSO, Enzo. Historia y memoria: notas sobre un debate. In: FRANCO, Marina; LEVIN, Florencia (comps.). Historia reciente: perspectivas y desafíos para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós, 2007.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Tradução de Sebastião Nascimento. Curitiba: Huya, 2016.

VALENTE, Maria Esther A. Museus de ciências e tecnologias no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950-1970. Tese de Doutorado, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

Entrevistas

FRANCISCO, Luís Roberto da Rocha de. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Itu/São Paulo, 5 maio 2017. 1 CD (61 min).

HESSEL, Rodolfo Jacob. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Itu/São Paulo, 19 jan. 2018. 1 CD (42 min).

VIANA, Edilene Borges de Brito. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Itu/São Paulo, 27 de mar. 2017. 1 CD (65 min).

SILVA, João Alvino da. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Salto/São Paulo, 8 jun. 2018. 1 CD (32 min).

SILVA, José Augusto Alves da. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Itu/São Paulo, 25 maio 2017. 1 CD (57 min).

SOUZA, Jonas Soares. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Itu/São Paulo, 15 maio 2018. 1 CD (115 min).

ZANATTA, Aline Antunes. [Entrevista concedida a] Marcelo Henrique Leite. Itu/São Paulo, 11 jun. 2018. 1 CD (72 min).

Downloads

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Museus

Como Citar

LEITE, Marcelo Henrique. Para que os alunos visualizem a história: o Museu Republicano “Convenção de Itu” e o ensino de história. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–39, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e32. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/211060.. Acesso em: 1 abr. 2025.