Circulação de conhecimento e práticas médico-cirúrgicas entre Brasil e Portugal no período setecentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e35

Palavras-chave:

História da Medicina, História da Cirurgia, Itens de botica, América portuguesa

Resumo

As relações científicas entre o Brasil e Portugal intensificaram-se no século XVIII, com resultados expressos na abordagem médica portuguesa em diálogo com as práticas médicas autóctones. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo estudar a circulação do conhecimento médico-cirúrgico português no Brasil de setecentos, a partir de documentos referentes aos cirurgiões que exemplificam a circulação de conhecimentos entre o Brasil e Portugal, à época. Pretende-se assim comparar os itens de utilidade prática necessários aos cirurgiões referidos na lista de itens de botica que está num documento manuscrito, datado de 1780, existente no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) com o título de Sobre o armazenamento de pólvora e mais apetrechos vindos do Reino, a bordo da charrua “Águia”, e de caixas de botica e instrumentos de cirurgia necessários para a Expedição das Demarcações de Limites territoriais na capitania do Rio Negro. Nesse manuscrito, foram identificados 140 produtos enviados de Portugal para a América portuguesa, para uso na prática médico-cirúrgica, que analisaremos com o Erário Mineral, um tratado médico-cirúrgico do cirurgião Luís Gomes Ferreira, escrito em língua portuguesa, sobre a experiência prática do cirurgião, em terras brasílicas, publicado em 1735. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Monique Palma, Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

    Doutora em História na Universidade do Porto. Investigadora integrada do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, CIUHCT – School of Science and Tecnologhy, Universidade NOVA de Lisboa. Pesquisadora colaboradora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar (Cultura, Espaço e Memória). Mestre e graduada em História, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: mpmoniquepalma@gmail.com

Referências

Fontes manuscritas

Arquivo Histórico Ultramarino (AHU)6982-1780, maio, 2, Pará OFÍCIO do [governador e capitão general do Estado do Pará e Rio Negro], José de Nápoles Telo de Menezes, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre o armazenamento de pólvora e mais apetrechos vindos do Reino, a bordo da charrua “Águia”, e de caixas de botica e instrumentos de cirurgia necessários para a Expedição das Demarcações de Limites territoriais [no Rio Negro]. Anexo: relação. AHU_CU_013, Cx. 85, D. 6982.

AHU, cod, 1622. AHU, cod, 1658.

Biblioteca Nacional de Portugal (BN)

BNP/F. 7090 - Carvalho, Augusto da Silva. História da Medicina Portuguesa. Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa (Bacl)

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 1. BACL. Ref. 149 090 (49-1-1).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 2. BACL. Ref. 149 091 (49-1-2).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 3. BACL. Ref. (49-1-3).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 4. BACL. Ref. (49-1-4).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 5. BACL. Ref. (49-1-5).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 6. BACL. Ref. (49-1-6).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 7. BACL. Ref. (49-1-7).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 8. BACL. Ref. (49-1-8).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 1. BACL. Ref. (49-2-1).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 2. BACL. Ref. (49-2-2).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 3. BACL. Ref. (49-2-3).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 4. BACL. Ref. (49-2-4).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 5. BACL. Ref. (49-2-5).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 6. BACL. Ref. (49-2-6).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 7. BACL. Ref. (49-2-7).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 1. BACL. Ref. (49-3-1).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 2. BACL. Ref. (49-3-2).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 3. BACL. Ref. (49-3-3).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 4. BACL. Ref. (49-3-4).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 5. BACL. Ref. (49-3-5).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 6. BACL. Ref. (49-3-6).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 7. BACL. Ref. (49-3-7).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 8. BACL. Ref. (49-3-8).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 9. BACL. Ref. (49-3-9).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 10. BACL. Ref. (49-3-10).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 1. BACL. Ref. (49-4-1).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 2. BACL. Ref. (49-4-2).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 3. BACL. Ref. (49-4-3).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 4. BACL. Ref. (49-4-4).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 5. BACL. Ref. (49-4-5).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 6. BACL. Ref. (49-4-6).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 7. BACL. Ref. (49-4-7).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 8. BACL. Ref. (49-4-8).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 9. BACL. Ref. (49-4-9).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.Livro 10. BACL. Ref. (49-4-10).

CARVALHO, Augusto da Silva. Dicionário dos médicos e cirurgiões portugueses ou que estiveram em Portugal.BACL. Ref. (49-5-1).

Fontes impressas

ABREU, Brás Luís de. Portugal médico ou monarchia medico-lusitana: historica, practica, symbolica, ethica, e política. Fundada e comprehendida no dillatado ambito de dous mundos creados Macroscosmo, e Microcosmo repartida e demarcada em tres amplissimos reynos: animal, vegetal e mineral. Coimbra: Officina de Joam Antunes, 1726.

FERREIRA, Luís Gomes. Erário mineral. In: FURTADO, Júnia Ferreira (org.). Erário mineral de Luís Gomes Ferreira. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2002.

PINTO, Bento Gomes. Pharmacopeia geral: para o reino, e domínios de Portugal, publicada por ordem Rainha Fidelíssima D. Maria I, com medicamentos símplices, preparados e compostos. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1794.

Livros, artigos e teses

ABREU, Jean Luiz Neves. O corpo, a doença e a saúde: o saber médico luso-brasileiro no século XVIII. Tese de Doutoramento, Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

ANTUNES, Cátia; POLÓNIA, Amélia (eds.). Beyond empires: global, self-organizing, cross-imperial networks, 1500-1800. Leiden: Brill, 2016.

BRACHT, Fabiano. Ao ritmo das monções: Medicina, Farmácia, História Natural e produção de conhecimento na Índia portuguesa no século XVIII. Porto: Citcem, 2019.

BURKE, Peter. What is the history of knowledge? Cambridge: Polity Press, 2016.

CONCEIÇÃO, Gisele C. Natureza ilustrada: processos de construção e circulação de conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil na segunda metade do século XVIII. Porto: Citcem, 2019.

EUGÊNIO, Alisson. Relatos de Luís Gomes Ferreira sobre a saúde dos escravos na obra Erário mineral (1735). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 881-897, jul./set. 2015.

FURTADO, Júnia Ferreira. Arte e segredo: o Licenciado Luís Gomes Ferreira e seu caleidoscópio de imagens. In: FURTADO, Júnia Ferreira et al. (ed.). Erário mineral de Luís Gomes Ferreira. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2002. p. 3-30.

GESTEIRA, Heloísa Meireles. O trânsito de plantas: circulação de saberes e práticas médicas na América Meridional durante a Época Moderna. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 41- 59, jan./mar. 2022.

HANKINS, Thomas L. Ciência e Iluminismo. Porto: Porto Editora, 2002. (História e Filosofia da Ciência).

LINDEMANN, Mary. Medicina e sociedade no início da Europa Moderna. Lisboa: Replicação, 2002.

PRATT, Mary Louise. Imperial eyes: travel writing and transculturation. 2nd. ed. London: Routledge, 2008.

RAJ, Kapil. Beyond postcolonialism... and postpositivism: circulation and global history of science. Isis, v. 104, n. 2, p. 337-347, 2013.

RAJ, Kapil. Introduction in Circulation and locality in early modern science. The British Journal for the History of Science, v. 43, n. 4, p. 513-517, 2010.

RAJ, Kapil. Relocating modern science: circulation and construction of knowledge in South Asia and Europe, 1650-1900. New York: Palgrave Macmillan, 2010a.

RAJ, Kapil. Thinking without the scientific revolution: global interactions and the construction of knowledge. Journal of Early Modern History, v. 21, p. 1-14, 2017.

RIBEIRO, Márcia Moisés. As ciências nos trópicos: arte de curar no Brasil do século XVIII. São Paulo: Hucitec, 1997.

ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. São Paulo: Edusc, 2001.

SANTOS FILHO, Licurgo. História geral da Medicina brasileira. São Paulo: Hucitec, 1991.

SECORD, James A. Knowledge in transit. Isis, v. 95, n. 4, p. 654-672, 2004. Disponível em: https://bit.ly/4fEljly. Acesso em: 20 ago. 2023.

SILVA FILHO, Wellington Bernardelli. Terapêutica e flora brasílica no contexto da farmácia portuguesa do século XVIII. In: POLÓNIA, A.; BRACHT, F.; CONCEIÇÃO, G. C.; PALMA, M. História e ciência: ciência e poder na primeira Idade Global. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016. p. 95-141. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14407.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

ECM/Dossiê - Produzir, acumular e transmitir conhecimentos no Império português: práticas materiais, artefatos visuais e criatividade

Dados de financiamento

Como Citar

PALMA, Monique. Circulação de conhecimento e práticas médico-cirúrgicas entre Brasil e Portugal no período setecentista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–21, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e35. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/215719.. Acesso em: 1 abr. 2025.