O estabelecimento da Tipografia Hennies Irmãos em São Paulo: um estudo de caso pela perspectiva historiográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e21

Palavras-chave:

Cultura material, História do design, Memória gráfica, Tipografia, Oficina tipográfica

Resumo

Este artigo traz uma revisão dos métodos aplicados à historiografia da tipografia no Brasil, bem como de literaturas mais recentes que levam em conta estudos de memória gráfica e micro-história como parte da historiografia. A pesquisa que originou este artigo buscou elucidar a história da fundação da Tipografia Hennies Irmãos em São Paulo. A investigação, cuja metodologia inclui o cruzamento de distintas fontes de dados e uma redução na escala de observação, se debruçou sobre os anos iniciais da oficina e as relações sociais pelas quais se inseriu no campo tipográfico paulistano. Relações estas que revelam, por meio das publicações impressas e de documentos, um intenso contato com comunidades de imigrantes que se instalaram em São Paulo, distintas composições societárias, tipógrafos hábeis em diversos idiomas, contatos internacionais com fornecedores de insumos gráficos e fundidoras de tipos. A narrativa resultante, que aborda o início da trajetória dos irmãos Hennies –entre 1891 e 1899 –, foi aqui utilizada como estudo de caso para demonstração dos procedimentos metodológicos como possibilidades de revelar aspectos mais profundos em termos de investigação histórica, contribuindo para uma reflexão do fazer historiográfico no campo da tipografia.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jade Samara Piaia, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru

    É doutora em Artes Visuais pela Unicamp e realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com período na Johannes Gutenberg University Mainz (JGU Mainz).  É professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Design e no curso de Graduação em Design, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. E-mail: jade.piaia@unesp.br.

     

Referências

Fontes impressas

Estabelecimento Typographico. Correio Paulistano. São Paulo, Anno XXXVIII, Ed. 10566, 2 dez. 1891, p. 1.

ROCHA, A. M. Oliveira. Silhouettes Contemporaines: Le docteur Estevão Leão Bourroul : notes biographiques. Typographia de Hennies & Winiger, [decembre] 1892.

Livros, artigos e teses

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

ARAGÃO, Isabella Ribeiro. Tipos móveis de metal da Funtimod: contribuições para a história tipográfica brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

ARES, Fabio. Real Imprenta de Niños Expósitos: revalorización patrimonial tipográfica del Buenos Aires virreinal (1780-1810). Boletín del Instituto de Investigaciones Bibiliográficas, XVI(1/2), 2011, 91-120.

BARROS, José D’Assunção. Sobre a feitura da Micro-História. OPSIS, Catalão, v. 7, n. 9, 2007.

BINDERNAGEL, Franka. Deutschsprachige Migranten in Buenos Aires: Geteilte Erinnerungen und umkämpfte Geschichtsbilder 1910-1932. Berlin: Ferdinand Schöningh, SHM Band 34. 2014, p. 96-97.

BRAGA, Marcos da Costa; FERREIRA, Eduardo Camillo Kasparevicis. A abordagem da Micro-História e a pesquisa em História do Design no Brasil. Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 128-140. 2023. DOI: 10.35522/eed.v31i2.1714. Acesso em: 20 de Dez., 2023.

CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DEAECTO, Marisa. O império dos livros: instituições e práticas de leitura na São Paulo oitocentista. São Paulo: Edusp, 2011.

FARIAS, Priscila Lena. On graphic memory as a strategy for design history. In: Proceedings of the 9th Conference of the International Committee for Design History and Design Studies, 2014, Aveiro. São Paulo: Blucher, 2014. p. 201-206.

FARIAS, Priscila Lena, et al. Designing the Early History of Typography in Brazil, Starting from Printing in São Paulo. In: ICDHS 10 th + I Conference Back to the Future. The Future in the Past [Proceeding Book – Type and Histories: Past and Present Issues of Type and Book Design]: Barcelona, p. 29-31, October 2018.

FARIAS, Priscila Lena; BRAGA, Marcos da Costa. O que é memória gráfica. In: FARIAS, Priscila Lena; BRAGA, Marcos da Costa. Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blucher, 2018. p. 8-28.

FARIAS, Priscila Lena. Tipografia Paulistana: um protocolo de pesquisa. In: JORNADA DE PESQUISA LABVISUAL. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 4., 2022, São Paulo. Anais[…]. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2022. p. 48-53.

FONSECA, Letícia Pedruzzi, et al. Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos. Infodesign, Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v. 13, n. 2, p. 143-161, 2016.

FREITAS, Affonso A. de. A imprensa periodica de São Paulo desde os seus primordios em 1823 até 1914.São Paulo: Diário Oficial, 1915.

FREITAS, Affonso A. de. O primeiro centenário da fundação da imprensa paulista. Revista do Instituto Histórico e Geographico de São Paulo, São Paulo, v. XXV, 1928. p. 5-42.

FROTA, Alessandra Martinez de Schueler; SILVA, José Cláudio Sooma. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Revista Brasileira de História de Educação, Maringá, v. 8, n. 1, p. 235-241, 2008.

GORDINHO, Margarida Cintra. Gráfica, Arte e Indústria no Brasil: 180 anos de história. São Paulo: Bandeirante, 2002.

GRAVIER, Marina Garone. Nineteenth-Century Mexican graphic design: the case of Ignacio Cumplido. Design Issues, 18(4), 2002, p. 54-63.

GRAVIER, Marina Garone. 1847: el año de la guerra tipográfica. La muestra de caracteres de Rafael de Rafael y su importancia en la historia de la tipografía Mexicana. InfoDesign, 7 (1), 2010, p. 1-10.

GRAVIER, Marina Garone. ‘Imprenta La Purissima Coronada’: comentarios acerca del repertorio tipografico de un estabelecimiento michoacano (ca. 1895-). Boletín del Instituto de Investigaciones Bibliográficas, XVI(1/2), 2011, p. 121-150.

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. 2. Ed. São Paulo: Edusp, 2005.

HENESTROSA, Cristobal. Espinosa: rescate de una tipografia novohispana. Mexico: Designio, 2005.

LEAL, Claudia Feierabend Baeta. Pensiero e Dinamite: Anarquismo e Repressão em São Paulo nos anos 1890. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2006, p. 195.

LIMA, Edna Cunha; FARIAS, Priscila Lena; ARAGÃO, Isabella. Unraveling aspects of Brazilian design history through the study of 19th century almanacs and type specimens. In: ISRASENA, Praima, TANGSANTIKUL, Juthamas, DURLING, David (ed.). Research: Uncertainty Contradiction Value – DRS International Conference. Bangkok: Chulalongkorn University, 2012. p. 1-14.

LIMA FILHO, Henrique Espada R. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MARTINS, Fernanda de O.; LIMA, Edna Cunha; LIMA, Guilherme Cunha. O engenhoso pioneiro da tipografia da Província do Grão-Pará – João Francisco Madureira. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO/CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN DA INFORMAÇÃO, 8., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Blucher Design Proceedings, 2017, p. 1196-1207.

MELO, Chico Homem de; RAMOS, Eliane. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PIAIA, Jade Samara; FARIAS, Priscila Lena. Investigating Migrating Print Cultures: Graphic Memory Research Methods Applied to a Study on Typographia Hennies Irmãos. In: WOODHAM, Jonathan, et al. Lessons to Learn? Past Design Experiences and Contemporary Design Practices. Proceedings of the ICDHS 12th International Conference on Design History and Design Studies. Zagreb: UPI2M Books, 2020. p. 39-50.

PIAIA, Jade Samara; FARIAS, Priscila Lena. Identificando a origem de fontes tipográficas a partir de um catálogo de tipos: o repertório do Specimen de Tipos da Tipografia Hennies Irmãos. Estudos Em Design, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 6-26, 2021a. DOI: 10.35522/eed.v29i2.1207. Acesso em: 20 de Dez., 2023.

PIAIA, Jade Samara; FARIAS, Priscila Lena. Um olhar sobre vinhetas e ornamentos tipográficos: o Catálogo de 1930 da Tipografia Hennies Irmãos & Cia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO/CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN, 10., 2021, Curitiba. Anais […]. São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2021b. p. 1313-1328. DOI: 10.5151/cidicongic2021-100-357565-CIDI-Teoria.pdf. Acesso em: 20 de Dez., 2023.

PIAIA, Jade Samara; FARIAS, Priscila Lena. Identificação das famílias tipográficas utilizadas no jornal Echo Portuguez, impresso em São Paulo em 1897. In: Book of Proceedings of the 11th Typography Meeting. Caldas da Rainha: ESADCR, Polytechnic of Leiria; LiDA, Laboratory in Design and Arts, 2023. p. 79-89. DOI: 10.25766/22es-eb59. Acesso em: 20 de Dez., 2023.

PIAIA, Jade Samara; STRAUMANIS, Andris; FARIAS, Priscila Lena. Lihdumneeks: the use of antiqua typefaces in a pioneering Latvian newspaper printed in Brazil. Baltistica, [s. l.], v. 56, n. 2, p. 321-353, 2021. DOI: 10.15388/Baltistica.56.2.2433. Acesso em: 20 de Dez., 2023.

PIAIA, Jade Samara; PEREIRA, Fábio Mariano da Cruz; FARIAS, Priscila Lena. European pioneers of São Paulo city letterpress printing: German, Italian, Portuguese and French contributions to Brazilian print culture. Associazione Italiana degli Storici del Design (AIS/Design), Milão, v. 8, n. 15, p. 111-131, 2021.

PNIEWSKI, Beatriz; PIAIA, Jade Samara. Anúncios comerciais no Almanak de Piracicaba para 1900: repertório de tipos e composição tipográfica. InfoDesign, São Paulo, v. 20, p. 1-12, 2023. DOI: 10.51358/id.v20i2.1102. Acesso em: 20 de Dez., 2023.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Nelson Werneck Sodré e a história da imprensa no Brasil. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.38, n.2, p. 275-288, 2015.

RIZZINI, Carlos. O Livro, o Jornal e a Tipografia no Brasil (1500-1822). Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1945.

SEMERARO, Claudia Marino; AYROSA, Christiane. História da tipografia no Brasil. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1979.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

VERVLIET, Hendrik D. L. French renaissance printing types: a conspectus. New Castle: Oak Knoll, 2010, p. 201-206.

Entrevistas

HENNIES, Waldemar. Entrevista. [nov. 2018]. Entrevistador: Jade Samara Piaia. Campinas, 2018. Entrevista não publicada.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Dados de financiamento

Como Citar

PIAIA, Jade Samara. O estabelecimento da Tipografia Hennies Irmãos em São Paulo: um estudo de caso pela perspectiva historiográfica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–22, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e21. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/221068.. Acesso em: 1 abr. 2025.