Introdução do dossiê “Produzir, acumular e transmitir conhecimentos no império português: práticas materiais, artefatos visuais e criatividade”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e37

Downloads

Biografia do Autor

  • Gisele Cristina da Conceição, Universidade do Porto

    Doutora em História pela Universidade do Porto, Portugal. Entre 2018 e 2020 foi pesquisadora do Programa de Pós-Doutorado do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), com bolsa Fapesp. Pesquisadora integrada do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citcem), Universidade do Porto, Portugal. E-mail: giselecconceicao@gmail.com

  • Iris Kantor, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), coordenadora do Laboratório de Estudos de Cartografia História da Cátedra Jaime Cortesão, membro do Conselho Editorial do E-Journal of Portuguese History da Universidade de Brown, foi professora visitante na EHESS (Paris) e na Universidade de Stanford (Tinker visiting Scholar). É membro correspondente do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. E-mail: ikantor@usp.br.

Referências

BRACHT, Fabiano; CONCEIÇÃO, Gisele C.; POLÓNIA, Amélia (ed.). Connecting worlds: production and circulation of knowledge in the First Global Age. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2018.

CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge. Nature, empire, and nation: explorations of the history of science in the Iberian world. [S. l.]: Stanford University Press, 2006.

CURTO, Diogo Ramada. Cultura imperial e projetos coloniais. Campinas: Unicamp, 2009.

DANTES, Maria Amélia M. Integrando o Brasil à América Latina: um movimento da historiografia dos anos de 1980. In: ANDRADE, Ana Maria Ribeiro de (org.). Caminho para as estrelas: reflexões em um museu. Rio de Janeiro: Mast, 2007. p. 112-125.

DANTES, Maria. Relações científicas e tradições científicas locais: modelos institucionais no Brasil no final do século XIX. In: GOLDFARB, Ana M.; MAIA, Carlos A. (org.). História da ciência: o mapa do conhecimento. São Paulo: Edusp, 1995.

FARIA, Miguel Figueira de. Da facilitação e da ornamentação: a imagem nas edições do Arco do Cego. In: CAMPOS, Fernanda Maria Guedes de et al. (org.). A Casa Literária do Arco do Cego, 1799-1801. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1999. p. 107-137.

FIGUEIRÔA, Silvia F. de M.; LOPES, Maria Margaret (org.). Geological sciences in Latin America. Campinas: Unicamp, 1995.

FINDLEN, Paula (ed.). Empires of knowledge: scientific networks in the early modern world. New York: Routledge, 2018.

HADDAD, Thomás A. S.; SILVA, Matheus Alves Duarte da; RAJ, Kapil Raj (ed.). Beyond science and empire: circulation of knowledge in an age of global empires, 1750-1945. Abingdon: Routledge, 2023.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. 3. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

KANTOR, Iris; CRUZ, Milena N. Ethno-geographies in the making of enlightenment cartography: the mural maps of Jean Janvier and Sébastien-G. Longchamps (1754). Journal18: EighteenthCentury Art and Culture Journal, v. 13, p. 1-12, 2022.

KANTOR, Iris; HADDAD, Thomás A. S. Mapping skies and continents: the production of two Portuguese scientific atlases in the era of Napoleonic expansion (1799-1813). Culture & History Digital Journal, v. 10, e020, 2021.

KURY, Lorelai. Iluminismo e Império no Brasil: o patriota (1813-1814). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. v. 1, 200 p.

LAFUENTE, Antonio et al. Las dos orillas de la ciência: la traza pública e imperial de la ilustración española. Madrid: Marcial Pons, 2012.

LAFUENTE, Antonio; ALONSO, Andoni; RODRÍGUEZ, Joaquín. ¡Todos sabios!: ciencia ciudadana y conocimiento expandido. Madrid: Cátedra, 2013.

LAFUENTE, Antonio; SALA CATALA, José. Ciencia colonial y roles profesionales en la América española del siglo XVIII. Revista Latinoamericana de História de las Ciencias y la Tecnologia – Quipu, v. 6, n. 3, p. 387-403, 1989.

LATOUR, Bruno. Visualisation and cognition: thinking with eyes and hands. In: KUKLICK, Henrika (ed.). Knowledge and society: studies in the sociology of culture past and present. Greenwich: Jai Press, 1986.

LEONG, Elaine. Recipes and everyday knowledge: medicine, science and the household in early modern England. Chicago: University of Chicago Press, 2018.

LEONG, Elaine. Translating medicine across premodern worlds. Osiris, v. 37, 2022.

PALLADINO, Paolo S. A. Transhumance revisited: on mobility and process between ethnography and history. Journal of Historical Sociology, v. 31, n. 2, p. 175-184, 2018.

PATACA, Ermelinda; LUNA, Fernando. Frei Veloso: Tipografia do Arco do Cego. São Paulo: Edusp, 2019.

POLÓNIA, Amélia. Women as go-betweens in processes of cultural encounters: the portuguese overseas empire case study (1500-1700). In: BRACHT, Fabiano; CONCEIÇÃO, Gisele C.;

POLÓNIA, Amélia (ed.). Connecting worlds: production and circulation of knowledge in the first global age. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2018.

PRATT, Mary Louise. Arts of the contact zone. New York: Modern Language Association, 1991.

RAJ, Kapil. Relocating modern science: circulation and the construction of knowledge in South Asia and Europe, 1650-1900. New York: Palgrave Macmillan, 2007.

SCHAFFER, Simon et al. (ed.). The brokered world: go-betweens and global intelligence, 1770-1820. Sagamore Beach: Science History Publications, 2009.

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco. Visualidade e poder: ensaios sobre o mundo lusófono, 1770-1840.Campinas: Unicamp, 2022.

SCHIEBINGER, Londa. Women and gender in science and technology. New York: Routledge, 2014.

SECORD, James A. Knowledge in transit. Isis, v. 95, n. 4, p. 654-72, 2004.

SILVA, Márcia Regina Barros da. História e historiografia das ciências latino-americanas: Quipu (1984-2000). Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 47-57, 2014.

SMITH, Pamela H. The body of the artisan: art and experience in the scientific revolution. Chicago: University of Chicago Press, 2004.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

ECM/Dossiê - Produzir, acumular e transmitir conhecimentos no Império português: práticas materiais, artefatos visuais e criatividade

Como Citar

CONCEIÇÃO, Gisele Cristina da; KANTOR, Iris. Introdução do dossiê “Produzir, acumular e transmitir conhecimentos no império português: práticas materiais, artefatos visuais e criatividade”. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–8, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e37. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/227872.. Acesso em: 1 abr. 2025.