O registro dos limites da cidade: imagens da várzea do Carmo no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47141999000100003Palavras-chave:
Vistas urbanas, Representação, Urbanização, São Paulo, IconografiaResumo
Este trabalho debruça-se sobre a iconografia paulistana do século XIX, em suas pinturas, aquarelas e litografias. Partindo da constatação da existência de um privilegiamento das áreas dos arredores do centro nas representações da cidade, especificamente uma região, a várzea do Carmo, e dessa permanência ainda na virada do século, quando a cidade sofre um processo de urbanização e crescimento grande, e a fotografia já está registrando as áreas centrais, quisemos investigar os sentidos dessas representações, tanto a presença desse espaço - a várzea do Carmo - no imaginário da época (cronistas, legisladores, memorialistas), quanto as imagens da cidade que estão sendo produzidas a partir desse ângulo de registro. Escolhemos analisar algumas imagens dessa região, concentrando-nos no final do século, contrapondo com outros discursos produzidos sobre a área por cronistas, jornalistas e memorialistas, na tentativa de entender um pouco mais a sociedade que as produziu.Downloads
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Publicado
1999-01-01
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
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Como Citar
OLIVEIRA, Maria Luiza Ferreira de. O registro dos limites da cidade: imagens da várzea do Carmo no século XIX . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 37–59, 1999. DOI: 10.1590/S0101-47141999000100003. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5360.. Acesso em: 1 abr. 2025.