Decifrando mapas:sobre o conceito de "território" e suas vinculações com a cartografia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47142004000100018Palavras-chave:
Cartografia histórica, Engenheiros militares, Brasil, Século XVIII, Linguagem cartográficaResumo
O ensaio versa sobre a documentação cartográfica legada pelos engenheiros militares, em Portugal, no século XVIII. Analisa a dimensão técnica da produção de mapas, focalizando os instrumentos e os métodos empregados nos levantamentos de campo e no desenho de gabinete. Do ponto de vista da cultura material, os mapas são interpretados como artefatos culturais e, portanto, históricos; dessa forma, as particularidades da linguagem cartográfica revelam as concepções de mundo, o estado do conhecimento científico, as convenções e os códigos de representação próprios de cada período. Propõe uma metodologia de análise morfológica da linguagem cartográfica, desconstruindo os diversos estratos da tessitura desse tipo de representação visual. Para tanto, mobiliza um vasto campo de documentos correlatos, heterogêneos, tais como tratados de geometria prática, desenho e arquitetura, contemporâneos ao objeto de estudo.Downloads
Downloads
Publicado
2004-12-01
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Decifrando mapas:sobre o conceito de "território" e suas vinculações com a cartografia . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 193–234, 2004. DOI: 10.1590/S0101-47142004000100018. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5408.. Acesso em: 1 abr. 2025.