Le musée français: guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longínquo destino de um livro
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000100006Palavras-chave:
Quatremère de Quincy, Lebreton, Coleções artísticas, Guerras napoleônicas, MuseusResumo
O artigo trata de Le musée français, livro que fez parte da coleção da biblioteca da Academia Imperial das Belas Artes, no RiodeJaneiro. Como catálogo do Museu Napoleão, é testemunho do processo de reordenamento, resultante das guerras napoleônicas, do universo das artes na Europa e do projeto de fazer de Paris a legítima herdeira de Atenas e Roma, como centro de uma nova idéia de república das artes. Processo esse que foi objeto de disputa, em que se destacaram Quatremère de Quincy eJoachim Lebreton, e foi uma das causas do exílio do grupo de artistas que esteve na origem da formação do ambiente acadêmico no Rio de Janeiro.Downloads
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Publicado
2007-06-01
Edição
Seção
Museus
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Como Citar
GOMES JÚNIOR, Guilherme Simões. Le musée français: guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longínquo destino de um livro . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 219–246, 2007. DOI: 10.1590/S0101-47142007000100006. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5459.. Acesso em: 1 abr. 2025.