Honores y renuncias: la escultora argentina Lola Mora y la fuente de los debates
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000200017Palavras-chave:
Lola Mora, Fonte, Escultura decorativa, Arte pública, Nus, Buenos AiresResumo
Lola Mora (1867-1936) foi a mais aclamada e discutida escultora argentina dos últimos anos do século XIX e do início do século XX. A imprensa escrita de Buenos Aires acompanhou o desenvolvimento de sua carreira artística desde a sua chegada de uma viagem de estudos em 1900 e a converteu em protagonista principal, monopolizando assim a atenção dos colunistas. O tema desta pesquisa é uma de suas obras mais famosas, a Fonte das Nereidas, popularmente conhecida como a Fonte de Lola Mora. Trata-se de um conjunto escultural em mármore de Carrara, inaugurado em 21 de maio de 1903, no Paseo de Julio. Nossa investigação abordará as questões debatidas em torno desse conjunto escultural quanto à sua localização original em 1903, que transformaram a discussão em um processo singular, pois, até hoje, nunca houve debates com tais características sobre uma obra decorativa para a cidade.Downloads
Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORSANI, Patricia Viviana. Honores y renuncias: la escultora argentina Lola Mora y la fuente de los debates . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 169–196, 2007. DOI: 10.1590/S0101-47142007000200017. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5478.. Acesso em: 6 abr. 2025.