Visões do gosto arquitetônico passadista: problematizando o "estilo neoclássico" de São Paulo em perspectiva internacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-4714v22n1a08Resumo
Em vista de uma pesquisa mais ampla sobre os condicionantes socioculturais da proliferação dos edifícios ditos "neoclássicos" na arquitetura de apartamentos de São Paulo, este artigo discute diferentes abordagens do que se poderia chamar de gosto arquitetônico passadista. O balanço bibliográfico resultante apresenta uma literatura produzida especialmente na Europa e nos Estados Unidos a partir do último quartel do século XX, período em que o questionamento da estética moderna do despojamento e a volta dos ornamentos e da linguagem historicista tornam-se evidentes na cena arquitetônica internacional.Downloads
Downloads
Publicado
2014-06-01
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PULICI, Carolina. Visões do gosto arquitetônico passadista: problematizando o "estilo neoclássico" de São Paulo em perspectiva internacional . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 219–248, 2014. DOI: 10.1590/0101-4714v22n1a08. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/86779.. Acesso em: 3 abr. 2025.