The spectacle of Ipiranga: introductory remarks on the 'imaginaire' of Brasil's Independence
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47141995000100018Keywords:
Ipiranga Monument, Brasil's Independence, History of the 'imaginaire'Abstract
This article is a first approach on the 'imaginaire' of Brasil's Independence and deals with the project of a monument intended to celebrate the place where it was declared (the Ipiranga fields in São Paulol and the date (September 8, 1822). The discussion focus on the construction project put orward in the seventies of last century.Downloads
Downloads
Published
1995-01-01
Issue
Section
Museums
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. The spectacle of Ipiranga: introductory remarks on the ’imaginaire’ of Brasil’s Independence . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 195–208, 1995. DOI: 10.1590/S0101-47141995000100018. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5322.. Acesso em: 16 apr. 2025.