Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184660

Palavras-chave:

Ação, Acontecimento, Enunciados performativos, Performance, Simulação

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar teorias filosóficas sobre os “enunciados performativos” às obras Leap into the void, de Yves Klein, e Action Pants: Genital Panic, de VALIE EXPORT, para analisar formas distintas com que são acionados os acontecimentos na performance. De acordo com as teorias sobre enunciados performativos de John Austin e Jacques Derrida, é possível estabelecer o poder que tem o artista para definir o real por meio de seus discursos visuais e  ialéticos, quando a ação se estrutura a partir de uma documentação previamente criada, tida como real e legítima pela instituição de arte. Tal como fica claro nas obras de Klein e EXPORT a partir do trânsito difuso de uma performance simulada e de uma performance realizada em um “agora”.

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Biografia do Autor

  • Andrés Felipe Restrepo Suárez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

    Andrés Felipe Restrepo Suárez nasceu na Colômbia. Em 2012, realizou um intercâmbio acadêmico na Universidade de São Paulo (USP). No ano de 2014, finalizou seu bacharelado em “Maestro en artes plásticas" na Universidad de Caldas, Colômbia. Em 2020, começou os estudos de pós-graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP) na linha de Processos e Procedimentos Artísticos. Suárez tem participado em diferentes residências de artistas nacionais e internacionais, além de múltiplas exposições coletivas e individuais, bienais, salões regionais e nacionais.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Restrepo Suárez, A. F. (2021). Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performance. ARS (São Paulo), 19(42), 1087-1119. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184660