Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performance
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184660Palavras-chave:
Ação, Acontecimento, Enunciados performativos, Performance, SimulaçãoResumo
O objetivo deste artigo é relacionar teorias filosóficas sobre os “enunciados performativos” às obras Leap into the void, de Yves Klein, e Action Pants: Genital Panic, de VALIE EXPORT, para analisar formas distintas com que são acionados os acontecimentos na performance. De acordo com as teorias sobre enunciados performativos de John Austin e Jacques Derrida, é possível estabelecer o poder que tem o artista para definir o real por meio de seus discursos visuais e ialéticos, quando a ação se estrutura a partir de uma documentação previamente criada, tida como real e legítima pela instituição de arte. Tal como fica claro nas obras de Klein e EXPORT a partir do trânsito difuso de uma performance simulada e de uma performance realizada em um “agora”.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Qué es un dispositivo. Seguido de El amigo y La Iglesia y el Reino. Primera edición. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2014.
ALBARRÁN, Juan. Performance y arte contemporáneo, discurso, práctica, problemas. Primera edición. Madrid: Catedra, 2019.
AUSTIN, J. Como hacer cosas con palabras. Recuperado de www.philosophia.cl/. Escuela de Filosofía Universidad ARCIS. 1962.
BISHOP, Claire. Infiernos artificiales, arte participativo y políticas de la espectadora. Primera edición. Ciudad de Mexico: Taller de ediciones económicas, 2019.
DERRIDA, Jacques. Cierta posibilidad imposible de decir el acontecimiento / trad. Julia Santos Guerrer. 1977. Edición digital, 2009. Disponible en: http://culturapublicaygratuita.blogspot.com/. Visitado en: mar. 2020.
DERRIDA, Jacques. Márgenes de la filosofía. Segunda edición. Madrid: Ediciones Catedra (Teorema), 1994.
GOLDBERG, RoseLee. Performance, Live Art 1909 to the Present. Primera edición. New York: Editorial Harry N. Abrams, 1979.
JONES, Amelia; HEATHFIELD, Adrian. Perform repeat Record. Live Art in History. Primera edicion. Chicago: Intellect Ltd., 2012.
SCHIMMEL, Paul; STILES, Kristine. Out of action: Between performance and object, 1949-1979. Los Angeles, California: Museum of Contemporary Art, 1998.
ŽIŽEK, Slajov. Acontecimento. Uma viagem filosófica a través de um conceito. Primera edición. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2017.
BIBLIOGRAFÍA ADICIONAL
BADIOU, Allan. Em busca do real perdido. Primera edición. Belo Horizonte:
Autentica, 2017.
GROYS, Boris. Volverse público, la transformación del arte en el ágora contemporánea. Primera edición. Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2018.
OLIVEIRA, Fabio. Mentiras de artistas, arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. Primera edición. São Paulo: Cosmogonías eléctrica, 2015.
PHELAN, Peggy. Unmarked. Politics of Performance. Segunda edición. Nueva York: Editora Routledge, 1993.
TAYLOR, Diana. Performance. Primera edición. Buenos Aires: Asunto Impreso Ediciones, 2015.
TAYLOR, Diana. El archivo y el repertorio, la memoria cultural. Performática en las américas. Primera edición. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2017.
WARR, Tracy. El cuerpo del artista. Primera edición Madrid: Phaidon Press Limited, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andrés Felipe Restrepo Suárez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.