Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188234Palavras-chave:
Duchamp, Pós-Duchamp, Periodização, Contemporaneidade, Instituição de arteResumo
Quando se fala em um mundo pós-Duchamp, cria-se um problema de periodização particularmente incômodo. Os readymades de Duchamp e, em específico, o ilustre e infame urinol intitulado A fonte, sinalizavam que uma alteração profunda havia ocorrido no mundo da arte, uma alteração que não dizia respeito a estilos, mas a regimes estéticos, uma mudança não dos movimentos, mas sim das instituições da arte, tão radical, mutatis mutandis, quanto a passagem da monarquia para a república e que, mesmo assim, os livros de história da arte ainda não registraram enquanto tal. Sem endereçá-la em sua totalidade, meu artigo reconstrói os passos que me tornaram ciente desse problema de periodização.
Downloads
Referências
BRETON, André; ÉLUARD, Paul. Dictionnaire abrégé du surréalisme. Paris: Galerie des Beaux-Arts, 1938.
DE DUVE, Thierry. Pictorial Nominalism. On Marcel Duchamp’s Passage from Painting to the Readymade / trans. Dana Polan, preface John Rajchman. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.
DE DUVE, Thierry. Kant after Duchamp / trans. Rosalind Krauss, Judith Aminoff, and the author. Cambridge, MA: MIT Press, 1996.
DE DUVE, Thierry. Aesthetics at Large, Vol. I: Art, Ethics, Politics. Chicago: University of Chicago Press, 2018.
DE DUVE, Thierry. Duchamp’s Telegram. London: Reaktion Books, forthcoming in the fall of 2022.
KOSUTH, Joseph. Art after Philosophy I and II. Studio International, October-November 1969, rpt. in KOSUTH, Joseph. Art after Philosophy and After. Cambridge, MA: MIT Press, 1991, pp. 13-32.
KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. In KRAUSS, Rosalind. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge, MA: MIT Press, 1985, pp. 276-290.
LYOTARD, Jean-François. Réponse à la question: ‘Qu’est-ce que le postmoderne?’. Critique 419, April 1982: 365; rpt. in LYOTARD, Jean-François. Le postmoderne expliqué aux enfants. Paris: Galilée, 1986.
SMITH, Terry. What Is Contemporary Art. Chicago: Chicago University Press, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thierry de Duve
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.