O surrealismo envergonhado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.198222

Palavras-chave:

Modernismo, Surrealismo, Fotomontagem

Resumo

Ainda que não tenha havido um movimento surrealista no Brasil, alguns modernistas se identificaram com a estética e alguns dos princípios norteadores deste movimento, como por exemplo o inconsciente, e realizaram trabalhos no campo da fotomontagem. Contudo, tais experiências foram ofuscadas, inicialmente pelo desejo de criar um imaginário nacional e, posteriormente, pelo espaço conquistado por obras de caráter mais construtivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, Universidade Federal da Bahia

    Rosa Gabriella de Castro Gonçalves é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Professora Associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Em 2011, realizou um pós-doutorado no Departamento de História da Arte da Stanford University. Em 2016 publicou, pela Edufba, o livro Kant, Greenberg e a questão do formalismo da arte.

Referências

CAVALCANTI, Auro. Maria Martins na Casa Roberto Marinho. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.

CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como introdução à arte moderna: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo, Ars, São Paulo, v. 1, n. 1, 2003, pp. 67-81.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe, ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

FABRIS, Annateresa. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima, Revista USP, São Paulo, n. 55, set./nov. 2002, pp. 143-151.

FERREIRA, Glória. Figuração x abstração: Brasil no final dos anos 40. São Paulo: Instituto de Arte Contemporânea-IAC, 2013.

GREET, Michelle. Devouring Surrealism: Tarsila do Amaral’s Abaporu, Papers of Surrealism, n. 11, 2015, pp. 1-39. Disponível em: <https://www.research.manchester.ac.uk/portal/files/63517395/surrealism_issue_11.pdf>. Acesso em: maio 2022.

JACQUES, Paola Berenstein. Pensamentos selvagens, montagem de uma herança, 2. Salvador: Edufba, 2021.

LOPES, Fernanda. Não se esqueçam que vocês vieram dos trópicos. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021, pp. 41-49.

MENDES, Murilo. André Breton. In Surrealismo - Labirinto surrealista, textos escolhidos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 113-114.

PEDROSA, Adriano; MARTINS, Heitor. Maria Martins no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: MASP, 2021.

PONGE, Robert. Sobre a chegada e a expansão do surrealismo na América Latina. In DAHER, Andrea (org.). Surrealismo. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 42-87.

RJEILLEE, Isabella. Ficções tropicais. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Gonçalves, R. G. de C. (2022). O surrealismo envergonhado. ARS (São Paulo), 20(45), 267-297. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.198222