O surrealismo envergonhado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.198222Palavras-chave:
Modernismo, Surrealismo, FotomontagemResumo
Ainda que não tenha havido um movimento surrealista no Brasil, alguns modernistas se identificaram com a estética e alguns dos princípios norteadores deste movimento, como por exemplo o inconsciente, e realizaram trabalhos no campo da fotomontagem. Contudo, tais experiências foram ofuscadas, inicialmente pelo desejo de criar um imaginário nacional e, posteriormente, pelo espaço conquistado por obras de caráter mais construtivo.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Auro. Maria Martins na Casa Roberto Marinho. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.
CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como introdução à arte moderna: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo, Ars, São Paulo, v. 1, n. 1, 2003, pp. 67-81.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe, ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
FABRIS, Annateresa. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima, Revista USP, São Paulo, n. 55, set./nov. 2002, pp. 143-151.
FERREIRA, Glória. Figuração x abstração: Brasil no final dos anos 40. São Paulo: Instituto de Arte Contemporânea-IAC, 2013.
GREET, Michelle. Devouring Surrealism: Tarsila do Amaral’s Abaporu, Papers of Surrealism, n. 11, 2015, pp. 1-39. Disponível em: <https://www.research.manchester.ac.uk/portal/files/63517395/surrealism_issue_11.pdf>. Acesso em: maio 2022.
JACQUES, Paola Berenstein. Pensamentos selvagens, montagem de uma herança, 2. Salvador: Edufba, 2021.
LOPES, Fernanda. Não se esqueçam que vocês vieram dos trópicos. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021, pp. 41-49.
MENDES, Murilo. André Breton. In Surrealismo - Labirinto surrealista, textos escolhidos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 113-114.
PEDROSA, Adriano; MARTINS, Heitor. Maria Martins no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: MASP, 2021.
PONGE, Robert. Sobre a chegada e a expansão do surrealismo na América Latina. In DAHER, Andrea (org.). Surrealismo. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 42-87.
RJEILLEE, Isabella. Ficções tropicais. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosa Gabriella de Castro Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.