A condição do exílio: a permanência de David Perlov por detrás da imagem em Diary 1973-1983
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.201112Palavras-chave:
Diary 1973 - 1983, Diário fílmico, Exílio, Narração, ImagemResumo
O texto propõe pensar a condição do exílio na obra Diary 1973-1983 de David Perlov, cineasta brasileiro radicado em Israel, para além de sua concepção usual (a de um recolhimento do cineasta para dentro de seu próprio apartamento, de onde produziria as primeiras imagens de seu diário fílmico). Tomando como ponto de partida o sentimento de estrangeirismo que o cineasta carregava e seu anunciado desejo de documentar o cotidiano (os fatos e nada mais), apresento um exílio de outra natureza que se caracteriza como um recolhimento para detrás da imagem, ou, ainda, para um espaço-tempo metafísico entre imagem e espectadores.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
FAMPA, Gabriel. A condição do exílio. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais). Escola de Belas Artes –Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.
FELDMAN, Ilana. As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política. In Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, vol. 11, n. 20, 2017. Disponível em: https://9h.fit/SmN3OE. Acesso em: 2 ago. 2022.
FELDMAN, Ilana. David Perlov: epifanias do cotidiano. In FELDMAN, Ilana; MOURÃO, Patrícia (org.) David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011.
HALKIN, Talya. The Diary of David Perlov. The Jerusalem Post, 23 out. 2003. Disponível em: http://davidperlov.com/text/The_Diary_of_David_Perlov.pdf. Acesso em: 2 ago. 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição – O olho da história, I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
LAGOS LABBÉ, Paola. Viajes de ida y retorno entre la pertenencia y el desarraigo. La construcción narrativa del hogar y la identidad en los diarios cinemautobiográficos de David Perlov. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, n. 10, p. 531-546, 2012.
PERLOV, David. My Diaries. 2004. Disponível em: http://davidperlov.com/text/My_Diaries.pdf. Acesso em: 25 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Fampa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.