Irene Buarque nos anos 80: contatos e cruzamentos entre Lisboa e São Paulo em torno da arte experimental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.210872Palavras-chave:
Irene Buarque, Brasil, Portugal, Arte Experimental, Intercâmbios artísticos transatlânticosResumo
A artista brasileira Irene Buarque chegou a Lisboa em 1973. Nesses anos 70, sua evolução da pintura à experimentação foi registrada em uma sequência de motivos metafóricos – a parede, a janela, o passo –, a partir dos quais pode ser observada sua experiência como mulher artista e migrante entre duas ditaduras. Ela tornou-se importante na rede de artistas experimentais de Portugal, participando de exposições e como fundadora da galeria-cooperativa Diferença. Ao longo dos anos 80, além de sua prática individual, Buarque coordenou, no MAC da Universidade de São Paulo, várias exposições de artistas de Portugal que trabalhavam no campo da experimentação. Ao incentivar o intercâmbio, a sua agência catalítica serviu para construir uma ponte transatlântica que venceu a falta de relações artísticas oficiais entre os dois países.
Downloads
Referências
ÁVILA, María Jesús. Anos de normalização artística. In ÁVILA, María Jesús (Org.). 1960 1980 Anos de normalização artística nas coleções do Museu do Chiado. Castelo Branco: Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, 2003, pp. 11-61. Catálogo de exposição.
ALVES, Margarida Brito; LAMONI, Giulia. Through Walls and Windows: Irene Buarque’s Work in the 1970s. In DORMOR, Catherine; SLIWINSKA, Basia (Eds.). Transnational Belonging and Female Agency in the Arts. London: Bloomsbury Visual Arts, 2023, pp. 141-160.
BUARQUE, Irene. Irene Buarque nos jardins da Fundação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1975. Catálogo de exposição.
BUARQUE, Irene. Leitura e contra-leitura de um espaço limite: JANELA. Lisboa: Galeria Quadrum, 1978. Catálogo de exposição.
BUARQUE, Irene (Org.). 25 artistas portugueses de hoje. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1981. Catálogo de exposição.
BUARQUE, Irene; GIL, Monteiro (org.). O livro de artista. Lisboa: Cooperativa Diferença, 1983. Catálogo de exposição.
BUARQUE, Irene; O’NEILL, Alexander. Os Defenestrados. Colóquio/Artes, Lisboa, n.o 33, jun. 1977, pp. 24-31.
COOPERATIVA DIFERENÇA. Regina Silveira. Inflexões. Lisboa: Autoedição. Catálogo de exposição.
DE ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófago. Revista de Antropofagia, São Paulo, n.o 1, 1928.
DE SOUSA, Ernesto (org.). Alternativa Zero. Tendencias polémicas na arte portuguesa contemporânea. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, 1977. Catálogo de exposição.
DE SOUSA, Ernesto (Org.). Escolha do crítico. Do discurso: Da Janela. Irene Buarque. Lisboa: Centro Nacional de Cultura, 1981. Dossier de exposição.
DE SOUSA, Ernesto. Uma cena (moderna) portuguesa: ou uma tentativa para um canibalismo de amor. In: BUARQUE, Irene (Org.). 25 artistas portugueses de hoje. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1981, n.p. Catálogo de exposição.
FERNANDES, João; MACRI, Teresa (Org.). Alternativa Zero. Tendenze polemiche dell’arte portoghese nella democrazia. Milano: Charta, 1998. Catálogo de exposição.
FERNANDES, João; RAMOS, Maria (org.). Perspectiva: Alternativa Zero. Porto: Fundação Serralves, 1997. Catálogo de exposição.
BOIS, Yves-Alain, et al. (eds.). Art since 1900. Modernism Antimodernism Postmodernism. London: Thames & Hudson, 2007.
FRANÇA, José Augusto. Introdução. In SOMMER RIBEIRO, José (Org.). Arte portuguesa contemporânea. Lisboa: Ministerio dos Negócios Estrangeiros do Portugal, 1976. Catálogo de exposição.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (FBSP). XIII Bienal de São Paulo. São Paulo: Autoedição, 1975. Catálogo da Bienal.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (FBSP). XIV Bienal de São Paulo. São Paulo: Autoedição, 1977. Catálogo da Bienal.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (FBSP). XV Bienal de São Paulo. São Paulo: Autoedição, 1979. Catálogo da Bienal.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (FBSP). XVI Bienal de São Paulo. São Paulo: Autoedição, 1981a. Catálogo da Bienal.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (FBSP). XVI Bienal de São Paulo. Arte Postal. São Paulo: Autoedição, 1981b. Catálogo da Bienal.
SILVA, Raquel Henriques da (Org.). Anos 70 Atravessar fronteiras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. Catálogo de exposição.
LIPPARD, Lucy. In the Cards. In KHONSARY, Jeff; LIPPARD, Lucy (eds.). 4,492,040. Los Angeles: New Documents, 2012.
MARIA, Cleusa. Portugal. Antes e depois de Salazar, também nas artes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 1977. Entrevista com o comissário José Sommer Ribeiro.
MELO E CASTRO, Ernesto Manuel. Dois acontecimentos Happenings. In MELO E CASTRO, Ernesto Manuel. IN-NOVAR. Porto: Plátano Editora, 1977, pp. 59-65.
MISIANO, Victor; ZABEL, Igor (eds.). Manifesta Journal – Biennials, Ljubljana, No. 2, Winter 2003 / Spring 2004.
MORAIS, Frederico. Panorama da arte portuguesa. O Globo, Rio de Janeiro, 16 jan 1977.
MORAIS, Frederico. Arte Portuguesa. Um lirismo atlântico. O Globo, Rio de Janeiro, 20 jan 1977.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (MAC USP). Boletín MAC USP n.o 428, “Abre-se dia 4 a exposição “Foto/Ideia” no Museu de Arte Contemporânea da USP”. São Paulo: Autoedição, 27 oct 1981.
NOGUEIRA, Isabel. História da arte em Portugal. Do Marcelismo ao Final do Século XX. Silveira: Letras Errantes, 2021.
PERES, Daniel. Regina Silveira. Projectio. (2018). Disponível em: https://gulbenkian.pt/historia-das-exposicoes/exhibitions/750/. Acesso em: 26 fev. 2023.
PINTO DOS SANTOS, Mariana. “Estou atrasado! Estou atrasado!”. Sobre o atraso da arte portuguesa diagnosticado pela historiografia. In: BARATA, André, et al. (Org.). Representações da portugalidade. Alfragide: Caminho, 2011, pp. 231-242.
RIBEIRO, Maria Irene (org.). Arte Postal. Lisboa: Galeria Quadrum, 1980. Catálogo de exposição.
SILVEIRA, Regina. Artemicro: a microficha como suporte de arte. Arte em São Paulo, São Paulo, maio de 1982. Disponível em: <https://icaa.mfah.org/s/es/item/1111242#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-11%2C735%2C1518%2C849>. Acesso: 26 fev 2023.
WANDSCHNEIDER, Miguel. A lenta e difícil afirmação da vanguarda num contexto em mudança. In TODOLÍ, Vicente (ed.). Circa 1968. Porto: Fundação Serralves, 1999. Catálogo de exposição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pablo Santa Olalla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.