"Mulheres Fotógrafas Anos 80": narrativas sobre uma exposição dedicada a mulheres
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.211569Palavras-chave:
Mulheres fotógrafas anos 80, Mulheres na fotografia, História da Fotografia no Brasil, Exposições de fotografiaResumo
Neste artigo, propomos uma reconstrução da mostra “Mulheres fotógrafas anos 80”, promovida pelo Instituto Nacional de Fotografia da Funarte em 1989, no Rio de Janeiro. A partir de uma investigação documental de registros fragmentários e heterogêneos, tais como reportagens, notas de jornais e o catálogo resultante da mostra, criamos narrativas preliminares sobre a produção, circulação e recepção da exposição que coincidem com agendas sociais e políticas coletivas, tais como os movimentos feministas, o processo de institucionalização da fotografia no Brasil e a adesão de mulheres ao campo profissional. Por fim, pretendemos contribuir com a visibilidade de eventos desconsiderados pela historiografia, de forma a ampliar as versões sobre a participação de mulheres na história da fotografia brasileira.
Downloads
Referências
ABREU, Alzira Alves de; ROCHA, Dora (orgs.). Elas ocuparam as redações: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CORTÊS, Iáris Ramalho. A trilha legislativa da mulher. In PINSKY, Carla. B.; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
COSTA, Eduardo Augusto. Fotógrafas no Brasil dos anos 1980: as mulheres nas publicações do Núcleo de Fotografia da Funarte e do INFoto. In COSTA, Helouise; ZERWES, Erika (org.). Mulheres fotógrafas, mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. São Paulo: Intermeios, 2020.
COSTA, Eduardo Augusto; ZERWES, Erika. Os colóquios latino-americanos de fotografia e a institucionalização de uma fotografia brasileira. Revista de Estudios Brasileños, ISSN-e 2386-4540, vol. 4, n. 8, 2017, p. 145-159. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/reb/article/view/139792/135071>. Acesso em: 15 out. 2022.
DINES, Yara Schreiber. Fotógrafas brasileiras: imagem substantiva. São Paulo: Grifo, 2021.
FAVARETTO, Celso. A contracultura, entre a curtição e o experimental. (Coleção Lampejos). n-1 edições, 2019. E-book.
FERRON, Fabio Maleronka; ARRUDA, Maria Arminda Do Nascimento. Cultura e política: a criação do Ministério da Cultura na redemocratização do Brasil. Tempo Social, vol. 31, n. 1, p. 173-193, jan. 2019.
FUNARTE. Relatório de atividades 1976/1978. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
FUNARTE. Relatório de atividades 1979/1980. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
FUNARTE. Relatório de atividades 1982. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
FUNARTE. Relatório de atividades 1985/1986. Rio de Janeiro: Funarte, 1986.
FUNARTE. Relatório de atividades 1987. Rio de Janeiro: Funarte, 1988.
FUNARTE. Relatório de atividades 1988/1989. Rio de Janeiro: Funarte, 1989.
INFOTO. Brasil: Memórias das Artes. 2013. Disponível em: http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/. Acesso em: 1 out. 2022.
KAMINSKI, Rosane. Imagens de revistas curitibanas: análise das contradições na cultura publicitária no contexto dos anos setenta. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho,
do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2003.
LAGE, Lana; NADER, Maria Beatriz. Violência contra a mulher: da legitimação à condenação social. In PINSKY, Carla. B.; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
MAGALHÃES, Ângela; PEREGRINO, Nadja. Fotografia no Brasil – um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
MAGALHÃES, Angela; NAKAGAWA, Rosely; PEREGRINO, Nadja. Mulheres fotógrafas - Anos 80, Ministério da Cultura/FUNARTE, Rio de Janeiro, 1989.
MOURA, Daniela Fonseca. Visibilidade e memória das mulheres nos livros de fotografia. Base de Dados de Livros de Fotografia, 2020. Disponível em: <http://livrosdefotografia.org/artigos/@id/6904/>. Acesso em: 15 out. 2022.
OLIVEIRA, Heloisa Nichele de. Trajetórias de mulheres no circuito fotográfico de Curitiba (1970 - 1980). 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
PEDRO, Joana Maria. Corpo, prazer e trabalho. In PINSKY, Carla. B.; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: Edusc, 2005.
PINSKY, Carla Bassanezi. Imagens e representações 2 - A era dos modelos flexíveis. In PINSKY, Carla. B.; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista. Pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: EDUSP: FAPESP, 2008.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Mulheres, arquivos e memórias. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 71, p. 19-27, dez. 2018.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.
VILLARES, Mónica Ferrer. Feito na América Latina 1978: teoria e imagem, um debate reflexivo sobre a fotografia da "Nossa América". 2016. 1 recurso online (488 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320960>. Acesso em:
out. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Heloisa Nichele, Ronaldo de Oliveira Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.