O Mundo como Imagem e a Imagem do Mundo: Fotografando o Google Street View
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.221298Palavras-chave:
Fotografia 360, Google Street View, Ato fotográfico, História da fotografia, Fotografia de ruaResumo
Este ensaio tem como foco obras criadas por meio da reprodução e apropriação de imagens disponíveis na interface do Google Street View. Reflexo da crescente proliferação de imagens produzidas por câmeras automatizadas, independentemente da percepção e cognição humana, estas obras provocam uma reconsideração do ato fotográfico, do papel do artista como comentador e curador de imagens, a sublimação da autoria, e a ontologia da imagem fotográfica. O fato de tais obras de arte serem criadas através da extração de imagens da interface do Google Street View pode ser interpretado como uma implicação de sua redundância visual. Este artigo defende, pelo contrário, que as obras fotográficas em questão implicam técnicas criativas e modos de apropriação estética específicos.
Downloads
Referências
CAMPANY, David. In the Frame. In RICKARD, Doug. A New American Picture, with an essay by David Campany and an interview with the artist by Erin O’Toole, 2nd ed., New York: Aperture, 2012, pp 7 – 10.
CINNAMON, Jonathan; GAFFNEY, Alfie. Do-it-yourself Street Views and the urban imaginary of Google Street View. Journal of Urban Technology, Vol. 29, n. 3, pp. 95-116, 2022
ERNST, Wolfgang. How Technológos "Responds" to What Used to Be Called" Images": A Media-Archaeological Response to the" Questionnaire on the Changing Ontology of the Image". The Nordic Journal of Aesthetics, Vol. 30, n. 61-62, pp. 84-93, 2021
EVANS, Walker. American Photographs: Seventy-fifth anniversary edition. New York: Museum of Modern Art, 2012
FAROCKI, Harun. Phantom images. Public, Vol. 29, pp. 12–22, 2004. Available on https://public.journals.yorku.ca/index.php/public/article/view/30354. Accessed 11 Jun. 2024.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta, Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2009
FRANK, Robert. The Americans. Göttingen: Steidl, 2008
FONTCUBERTA, Joan. Manifeste pour una post-photographie: L’exces et l’acess nous obligent a repenser notre relation a l’image / Trad. Émilie Fernandez. Arles: Actes Sud, 2022
GHIRRI, Luigi. Kodachrome. 2nd ed, London: Mack, 2019
HILL, Jason. Weegee, Standing By. Arts, vol. 8, no. 3, pp. 108, 2019.
HOELZL, Ingrid; MARIE, Rémi. Google Street View: navigating the operative image. Visual Studies, vol. 29, no. 3, pp. 261-271, 2014
KENNY, Jacqui. The Agoraphobic Traveller, streetview.portraits, Instagram Account, May 2016. Available on https://instagram.com/streetview.portraits?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==. Accessed 11 Jun. 2024.
KENNY, Jacqui. About. The Agoraphobic Traveller, October 2017. Available on https://www.theagoraphobictraveller.com/about-the-agoraphobic-traveller. Accessed 11 Jun. 2024.
LUND, Jacob. Questionnaire on the Changing Ontology of the Image. The Nordic Journal of Aesthetics, Vol. 30, n. 61-62, pp.6-7, 2021
MEYEROWITZ, Joel. Joel Meyerowitz: Where I Find Myself: A Lifetime Retrospective. London: Laurence King Publishing, 2018
Nunca é noite no mapa (2016), Dir: Ernesto de Carvalho, Brazil, 6’, Son., color. Available on https://vimeo.com/175423925. Accessed 11 Jun. 2024.
RAFMAN, Jon. IMG MGMT: The Nine Eyes of Google Street View. Artfcity, 12 August 2009. Available on http://artfcity.com/2009/08/12/img-mgmt-the-nine-eyes-of-google-street-view/#identifier_0_8744. Accessed 11 Jun. 2024.
RAFMAN, Jon. 9 eyes. Conifer, 03 January 2018. Available on https://conifer.rhizome.org/despens/9-eyes/20180103101851/http://9-eyes.com/. Accessed 11 Jun. 2024.
RICKARD, Doug. A New American Picture, with an essay by David Campany and an interview with the artist by Erin O’Toole, 2nd ed., New York: Aperture, 2012
RITCHIN, Fred. Exiting the Photographic Universe, ReVue, February, 2022. Available on https://www.re-vue.org/beitrag/exiting-the-photographic-universe-fred-ritchin. Accessed 11 Jun. 2024.
RUBINSTEIN, Daniel. Assassination of Experience by Photography. Bijutsu Techo, Vol. 68, n. 1042, pp. 98-104, 2016
SONTAG, Susan. On photography. London: Penguin Classics, 2009
URICCHIO, William. The algorithmic turn: Photosynth, augmented reality and the changing implications of the image. Visual Studies, Vol. 26, n.1, pp. 25-35, 2011
VITALI, Massimo. Entering a New World: Photographs 2009 – 2018, 1st Ed. Göttingen: Steidl, 2019
War at a Distance/ Erkennen und Verfolgen (2003), Dir: Harun Farocki, Germany, 55’ Son., pb. Available on https://www.youtube.com/watch?v=9iomr1LPWMQ. Accessed 15 Jan. 2024.
WESTERBECK, Colin; MEYEROWITZ, Joel. Bystander: A History of Street Photography, London: Laurence King Publishing, 2017
WOLF, Michael. Asoue: A series of unfortunate events. 2nd ed, Berlin: Wanderer Book, 2011.
WOLF, Michael. FY. Berlin: Peperoni Books, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Schellini, Lucas Eskinazi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 19-26865X