Absurdo! A repetição na obra de Eva Hesse
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183733Mots-clés :
Gesto, Repetição, Índice, Artistas mulheresRésumé
Este artigo analisa a obra de Eva Hesse sem recair nos vícios que parte da crítica de arte e da historiografia reproduzem ao abordar obras de arte feitas por mulheres. Isso é feito mostrando como as obras de Eva Hesse corroboram uma ideia de gesto livre, do gesto como sua intencionalidade, uma forma de vestígio de corpo, de presença. Por meio dos conceitos de índice, repetição e gesto, traçamos diferenças entre a artista e seus contemporâneos, enfatizando os movimentos aos quais sua obra é tradicionalmente associada: o minimalismo e a arte conceitual.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: Uma história concisa. 1a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
BOCHNER, Mel. Serial Art Systems: Solipsism. In BATTCOCK, Gregory; WAGNER, Anne W. (orgs.). 1a ed. Minimal Art: A Critical Anthology. Berkeley, Califórnia: University of California Press, 1995, pp. 92-102.
BOIS, Yve-Alain. Estúpida. Arte&Ensaios, Rio de Janeiro, n. 15, 2007, pp. 174-181.
CALIRMAN, Claudia. O jogo de esconde-esconde: a aborTagem do feminismo na arte brasileira. In PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). História das mulheres, histórias feministas: antologia. São Paulo: MASP, 2019, pp. 404-411.
CHADWICK, Whitney, Women, Art, and Society. 2nd ed., revised and expanded. Nova York: Thames and Hudson Inc., 1997.
DANTO, Arthur C. A crítica de arte após o fim da arte. Revista de Estética e Semiótica, Brasília, vol. 3, n. 1, jan-jun. 2013, pp. 82-98.
FERRO, Sérgio. Artes plásticas e trabalho livre. De Dürer a Velázquez. 1a ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
FLUSSER, Vilém. Gestos. 1a ed. São Paulo: Annablume, 2014.
HARTOG, François. Regimes de historicidade - Presentismo e experiências do tempo. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KRAUSS, Rosalind. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Massachusetts: The MIT Press, 1986.
KRAUSS, Rosalind. Bachelors. Massachusetts: The MIT Press, 1999.
NANCY, Jean-Luc. O vestígio da arte. In HUCHET, Stéphane (org). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, pp. 289-306.
NEMSER, Cindy. An Interview with Eva Hesse [1970]. Disponível em: https://www. hauserwirth.com/news/14479-interview-eva-hesse. Acesso: 11 nov. 2020.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Semana de 22: história e legado, Ivan Marques, Flávia Toni e Ana Paula Cavalcanti Simioni. Palestra. Artes Visuais na Semana de 22, Instituto CPFL, jun. 2019. Disponível em: https://youtu.be/Y70JvPFHXrw. Acesso em: 22 out. 2020.
SOUTIF, Daniel. Do indício ao índice ou da fotografia ao museu. Arte&Ensaios, Rio de Janeiro, n. 13, 2006, pp. 199-219.
SWARTZ, Anne. Accession II: Eva Hesse's Response to Minimalism. Bulletin of the Detroit Institute of Arts, Detroit, vol. 71, no. 1-2, 1997, pp. 36–47.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Luiza Alcântara, Rachel Cecília de Oliveira 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.