A produção europeia de Alberto da Veiga Guignard: anos 1919-1929
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.203553Mots-clés :
Alberto da Veiga Guignard, Modernismo brasileiro, Academia de Belas Artes de Munique, Pintura brasileira na EuropaRésumé
A formação artística de Alberto da Veiga Guignard tem sido reconstituída a partir de fontes secundárias, já que quase todas as obras produzidas em seus anos de estudo na Alemanha, Itália e França se perderam na Europa. Em geral, leva-se em conta o tipo de formação praticada na Academia de Belas Artes de Munique, os quadros de antigos mestres dos museus de Munique e Florença que ele possivelmente visitou, os movimentos da vanguarda europeia que influenciavam a juventude da época, entre outros. Nossa intenção é apontar um caminho para a recuperação das suas obras de juventude, mostrando o pouco que já foi encontrado e por onde se espalha a produção anterior a 1929, que poderia esclarecer a formação de Guignard.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
A NOITE. Rio de Janeiro, ed. 4538, 14 jul. 1924.
COGNIAT, Raymond. Revue de l’Amerique Latine. Paris, n. 72, 1 dez. 1927.
COGNIAT, Raymond. Revue de l’Amerique Latine. Paris, 1929.
DIÁRIO DE MINAS. Belo Horizonte, 22 fev. 1959.
GUIGNARD, Alberto da Veiga. [Correspondência]. Destinatário: Emílio Pettoruti. Rio de Janeiro, sem data [1930]. Fundação Emílio Pettoruti, Buenos Aires.
GUIGNARD, Alberto da Veiga. [Correspondência]. Destinatário: José Mariano Filho. Florença, janeiro de 1925. Arquivo Roberto Pontual, Funarte, Rio de Janeiro.
MACHADO, Lourival Gomes. Retrato da arte moderna no Brasil. São Paulo: Departamento de Cultura do Estado, 1947.
MORAIS, Frederico. Alberto da Veiga Guignard. Rio de Janeiro: Monteiro Soares Editores e Livreiros, 1979.
MYSTKOWSKI, Czeslaw. Revue du Vrai et du Beau: Lettres et Arts. Paris, 25 jan.1928.
O PAÍZ. Rio de Janeiro, 16 jul. 1924.
PALHARES, Taísa Helena. Modernidade, tradição e caráter nacional na obra de Alberto da Veiga Guignard. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2011.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Marcelo Bortoloti 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.