A lógica cultural do museu tardo-capitalista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.179223Palavras-chave:
Museu de arte, Minimalismo, Mercado de arte, Rosalind KraussResumo
À luz das modificações sociopolíticas ocorridas na década de 1980, mormente a escalada dos processos de financeirização, este texto discute a participação dos museus e complexos culturais – sua íntima relação com o então recente estatuto da arquitetura pós-moderna, sua abertura aos mercados mundiais e a crescente especialização de suas funções – em uma renovada dinâmica dos processos de comercialização e recepção dos trabalhos de arte e, sobretudo, na reconfiguração do alcance da experiência estética. Detendo-se em exemplos europeus e norte-americanos, a autora analisa o nexo iminente, àquela altura, entre a apropriação institucional das operações do minimalismo e as revisões do campo disciplinar da história da arte para fundamentar a nova "lógica" verificada em consagrados espaços dedicados à arte.
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