Cenários infantis latino-americanos: apontamentos sobre processos cênicos emergentes da ação cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p81-97Palavras-chave:
ação cultural com crianças, subjetividade infantil, pedagogia teatral, teatro latino-americano com criançasResumo
A criação de núcleos de formação teatral infantil no interior de coletivos alinhados à perspectiva de teatro de grupo é uma constante no teatro latino-americano. Muitos dos processos formativos e de criação cênica desses núcleos estão associados a diferentes modalidades de ação cultural, configurando uma significativa quebra das fronteiras entre os âmbitos da criação artística com crianças e a pedagogia. Nesse sentido, o presente trabalho pretende mostrar, nesse contexto regional, experiências artísticas associadas a modalidades de ação cultural, nas quais o vínculo entre práticas cênicas e estratégias de transformação social abrem vertentes possíveis de reflexão pedagógica para o teatro com crianças na região.Downloads
Referências
ALMEYDA, M. Crecer en el desierto. Arte para el desarrollo. Lima: SINCO Editores, 2003.
CANCLINI, N. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. DF. México: Grijalbo, 2001.
CARPENTIER, A. El reino de este mundo. México: Compañía General de Ediciones, 1973. Disponível em: <http://bit.ly/2jVxsXW>. Acesso em: 14 nov. 2016.
CORREA, A. Documental Guayabo: Taller de Teatro. Lima. Grupo Cultural Yuyachkani, 1994. Disponível em: <https://goo.gl/cpU8Hv>. Acesso em: 10 ago. 2016.
COSTA, M. L. C. C. América Latina: Cartografias Poéticas. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE (EH) DA UNICAMP, VIII, 2012, São Paulo. Resumos… São Paulo: Programa de Pós-graduação em História do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, 2012, p. 439-447.
DUBATTI, J. Introducción a los estudios teatrales. México: Libros de Godot, 2011.
DURÓN, H. Documental Machurrucutu – Teatro Latinoamericano. La Habana. EICTV, 1990. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=b7wfr_OGCCw>. Acesso em: 10 ago. 2016
GALICH, M. Nuestros primeros padres. La Habana: Casa de las Américas, 2013.
LAMUS OBREGÓN, M. Geografías del teatro en América Latina. Un relato histórico. Bogotá: Luna Libros, 2010.
LARROSA, J. Dar a palavra: notas para uma dialógica da transmissão. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 281-295.
LEYVA, L. G. A cruzada das crianças: sinais históricos nas performances e no teatro cubano. 2015. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
______. Del niño actor al niño performer: concepciones pedagógicas en la historia del teatro con niños. La Habana: Editorial Caminos, 2009.
NOGALES, I. Teatro Trono. El mañana es hoy. Teatro con niños y adolescentes de la calle. La Paz: Faz/Compa, 1998.
PINTO, W. El teatro: una alternativa para la expresión, el intercambio y la organización infantil en sectores populares. Conjunto, La Habana, n. 87, p. 35-44, abr./jun. 1991.
PUPO, M. L. de S. B. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
RIBEIRO, D. A América Latina existe? In: Ensaios insólitos. Porto Alegre: L&PM, 1979. p. 217- 225.
SAFATLE, V. Viver sem esperança é viver sem medo: Tempo, política e afeto. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fAPrVtcwQ0M>. Acesso em: 10 jun. 2016.
TEIXEIRA COELHO, J. A cultura e seu contrário. São Paulo: Iluminuras, 2008.
______. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.
______. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.