O teatro e a gambiarra: aspectos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p129-144Palavras-chave:
Capitalismo, Cenografia, Dramaturgia, Mercado, TáticasResumo
Este texto reflete sobre como o universo da gambiarra (Rodrigo Boufleur) está presente no fazer teatral contemporâneo. Para tanto, traça-se a relação existente entre o teatro e o início da modernidade, as transformações ocorridas pela inserção do mercado a partir do choque entre o Velho e Novo Mundo. Davi Kopenawa, Ailton Krenak e Sérgio de Carvalho fundamentam essa perspectiva. As criações cênicas do grupo mineiro Quatroloscinco Teatro do Comum atestam o corpus teórico, demonstrando cenográfica e dramaturgicamente aspectos visíveis da gambiarra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.