Caracterização cênica: análise da formação e de processos criativos de maquiadores profissionais que trabalham com as artes cênicas e de grupos teatrais que têm a maquiagem como elemento visual constitutivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p145-158Palavras-chave:
Maquiagem cênica, Processo criativo, VisualidadesResumo
Este artigo analisa a formação e processos artísticos de maquiadores profissionais que trabalham com as artes cênicas, como também os processos de alguns grupos teatrais brasileiros que têm a maquiagem como elemento constituinte da visualidade da cena. A análise parte dos depoimentos dados pelos artistas durante os Encontros de Caracterização da Quarentena, realizados no ano de 2020. São destacados teatros de grupo, de pesquisa, superproduções e teatros musicais. Pretende-se, assim, compreender como se dá a formação do profissional da maquiagem no Brasil e as dificuldades encontradas nos processos de criação em diferentes produções teatrais brasileiras.
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