Por uma antropologia de varanda reversa: Etnografando um encontro entre índios e crianças em uma escola no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v24i24p202-222Palabras clave:
Criança, Escola, Teoria Antropológica, Antropologia de varanda, ÍndiosResumen
Este trabalho se baseia na etnografia de um encontro entre crianças
em uma escola no Rio de Janeiro e dois ex-moradores da Aldeia Maracanã. Um
dos pontos centrais da proposta pedagógica dessa escola em questão é a “valorização da cultura brasileira”, levando em consideração suas diversas manifestações e invocando principalmente elementos de culturas indígenas. Como parte desse projeto, uma das iniciativas tomadas pela escola foi convidar dois defensores da causa indígena para “apresentarem seu povo e sua cultura” para as crianças do segundo ano do ensino fundamental. Minha intenção neste artigo é explorar as aproximações, os afastamentos e os questionamentos gerados durante esse contato – no qual, tal como em uma antropologia de varanda, os índios vêm até o meio dos brancos para explicar sua cultura.
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