Os mídia como espaço de troca simbólia: a informação como narrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64204Palabras clave:
informação, sentido, troca, discurso, narrativa.Resumen
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o estatuto das informações que circulam nos mídia, a partir da hipótese de que tais informações produzem significação ao se materializarem como narrativas, constituindo-se como objetos de trocas simbólicas, ou seja, em um mecanismo de oferta/demanda que se dá de forma indireta. A base dessa reflexão é o conceito de troca simbólica formulado por Lévi-Strauss, para quem os seres humanos instituem-se como seres culturais pois estabelecem relações mútuas ao comunicarem-se entre si por trocas que só podem ser apreendidas em um processo metafórico-simbólico, e não por relações diretas, de coisas em si mesmas. Dessa forma este artigo busca repensar a questão da troca inserida no panorama midiático atual, tendo como referências teóricas as discussões advindas da área das ciências da linguagem.Descargas
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Publicado
2005-08-27
Número
Sección
Artigos
Cómo citar
Os mídia como espaço de troca simbólia: a informação como narrativa. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64204