Formação do corpo docente dos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil: uma análise crítica

Autores

  • Valcemiro Nossa Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-92511999000200005

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de discutir sobre a formação de professores de Contabilidade no Brasil. Inicialmente são apresentados os principais aspectos da formação do professor de ensino superior de maneira geral, bem como especificamente da Contabilidade. O professor, para ser um profissional da educação deve ser dotado de competência técnica, científica, política e pedagógica. Na área contábil, a maioria dos docentes apresentam um sofrível desempenho na execução de suas funções acadêmicas. São minoria os professores com titulação de Mestrado e Doutorado (apenas 19%). Procurou-se por meio de pesquisa empírica identificar as principais razões e as sugestões de melhoria para essa situação. Dentre as causas principais, tem-se: expansão extraordinária do número de cursos; círculo vicioso existente no ensino; falta de investimentos por parte das instituições; maior atratividade no mercado profissional; reduzido número de cursos de Mestrado e Doutorado, etc. Como propostas de melhoria são apontadas: cursos de aperfeiçoamento de pequena duração para os professores; troca de experiências entre docentes; integração entre o Departamento de Contabilidade e de Educação; criação de aulas-atividade; introdução do Exame de Suficiência Profissional; tempo integral para os cursos de Ciências Contábeis, dentre outros.

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Publicado

1999-08-01

Edição

Seção

nd

Como Citar

Nossa, V. (1999). Formação do corpo docente dos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil: uma análise crítica . Caderno De Estudos, 21, 01-20. https://doi.org/10.1590/S1413-92511999000200005