ENSINO DA SHOÁ A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUSEU: UM QUADRO DE DIRETRIZES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2024.221949Palabras clave:
Shoá, Estudos Judaicos, Educação em Museus, MuseologiaResumen
Apresentado no I Congresso Internacional de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo.
O presente artigo pretende compilar diretrizes de instituições museais dedicadas ao Holocausto e tópicos correlatos (a saber, o United States Holocaust Memorial and Museum, em Washington, D.C.; o Yad Vashem, em Jerusalém; o ANOHA, setor infantil do Jüdisches Museum em Berlim; e o Museu do Holocausto, em Curitiba) a respeito de como apresentar o tema, no ambiente do museu, a crianças e adolescentes. A compilação de tais diretrizes impôs-se, durante o curso de pesquisa de mestrado que versa sobre as estratégias empregadas por museus da Shoá na apresentação do assunto a referidas faixas etárias, tendo em vista que nosso estudo concentra-se em atividades expositivas, e posto que as instituições acima citadas desenvolvem suas próprias atividades de pesquisa, servindo, portanto, como fontes. Desta forma, editam orientações passíveis de serem utilizadas tanto por professores em sala de aula, quanto em contextos de educação não formal, como em outros museus.
Descargas
Referencias
CERÁVOLO, S. M. Delineamentos para uma teoria da Museologia. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 12, p. 237-268, 2004.
DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
DWORK, D. Children with a Star: Jewish Youth in Nazi Europe. New Haven: Yale University Press, 1991.
HUYSSEN, A. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
KLÜGER, R. Paisagens da Memória. São Paulo: Editora 34, 2005.
LINENTHAL. E.T. Preserving Memory - The struggle to create America’s Holocaust Museum. New York: Penguin Books, 1997.
MENESES, U. T. B. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais Do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, n. 2, v. 1, p. 9-42, 1994.
PEREIRA, N. M.; GITZ, I. Ensinando sobre o Holocausto na escola. Porto Alegre: Penso,
POULOT, D. Museu e Museologia. São Paulo: Editora Autêntica, 2013.
REISS. C. Luz sobre o caos - Educação e memória do Holocausto. Curitiba: Imprimatur, 2018.
SPIEGELMAN, A. Maus. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
TOTTEN, S.; FEINBERG, S. (Org.). Essentials of Holocaust Education - Fundamental issues and approaches. New York: Routledge, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cadernos de Língua e Literatura Hebraica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.