O teatro guianense contemporâneo: entrevista com Odile Pedro Leal

Authors

  • Rosária Cristina Costa Ribeiro Universidade Federal de Alagoas
  • Karina de Oliveira Barboza Universidade Federal de Alagoas
  • Odile Pedro Leal Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p280-286

Abstract

Atriz formada pelo Conservatório Nacional Superior de Bordeaux, diretora de teatro, dramaturga e diretora artística do Grand Théâtre Itinérant de Guyane (Grand T.I.G), sucessor, desde 2017, do Guyane Art Théâtre, Odile Pedro Leal também foi responsável pela missão cultural no Conselho Regional da Guiana entre 2010 e 2012. Podemos dizer que Pedro Leal é uma mulher plural, como a Guiana, como o teatro guianense. Em sua tese de doutorado, Pedro Leal desenvolve o conceito de teatro caché-montré, um teatro presente no cotidiano guianense, especialmente centrado em torno do carnaval: “O carnaval é um teatro escondido, pois dispensa o estrado ou o palco, assim como o profissionalismo do ator para sua realização, e é um teatro mostrado, pois é visivelmente encenado.” (PEDRO LEAL, 2000, p. 37).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rosária Cristina Costa Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Estudos Literários, atualmente é docente do curso de Licenciatura em Letras-Francês na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

  • Karina de Oliveira Barboza, Universidade Federal de Alagoas

    Graduanda do curso de Letras-Francês da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

References

Pedro Léal, O. (2000). La geste de Fem’Touloulou dans le carnaval créole de la Guyane française: un théâtre caché-montré. L’Annuaire théâtral, (28), 35-43. https://doi. org/10.7202/041436ar

Published

2022-12-22

How to Cite

O teatro guianense contemporâneo: entrevista com Odile Pedro Leal. (2022). Cadernos De Literatura Em Tradução, 25, 280-286. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p280-286