O teatro guianense contemporâneo: entrevista com Odile Pedro Leal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p280-286Abstract
Atriz formada pelo Conservatório Nacional Superior de Bordeaux, diretora de teatro, dramaturga e diretora artística do Grand Théâtre Itinérant de Guyane (Grand T.I.G), sucessor, desde 2017, do Guyane Art Théâtre, Odile Pedro Leal também foi responsável pela missão cultural no Conselho Regional da Guiana entre 2010 e 2012. Podemos dizer que Pedro Leal é uma mulher plural, como a Guiana, como o teatro guianense. Em sua tese de doutorado, Pedro Leal desenvolve o conceito de teatro caché-montré, um teatro presente no cotidiano guianense, especialmente centrado em torno do carnaval: “O carnaval é um teatro escondido, pois dispensa o estrado ou o palco, assim como o profissionalismo do ator para sua realização, e é um teatro mostrado, pois é visivelmente encenado.” (PEDRO LEAL, 2000, p. 37).
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Pedro Léal, O. (2000). La geste de Fem’Touloulou dans le carnaval créole de la Guyane française: un théâtre caché-montré. L’Annuaire théâtral, (28), 35-43. https://doi. org/10.7202/041436ar
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Copyright (c) 2022 Rosária Cristina Costa Ribeiro; Karina de Oliveira Barboza
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