Pobre menina chola, de María Martinez Pineda

Autori

  • Consuelo Alfaro Lagorio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Fernanda Garbero Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Leticia Rebollo Couto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.v0i21p77-87

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Biografie autore

  • Consuelo Alfaro Lagorio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Humanidades pela Pontifícia Universidade Católica (1968), graduação em Educação (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica (1964) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica del Perú (30/06/1976), revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 18/08/1987. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua estrangeira, linguística hispânica, estudos linguísticos, ensino e aprendizagem e políticas linguísticas.

  • Maria Fernanda Garbero, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduada em Letras- Português/Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestra em Teoria Literária pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a tese Las Madres de Plaza de Mayo: à memória do sangue, o legado ao revés? (em preparação para publicação em livro). Tem grande parte de suas pesquisas centrada em produções escritas por mulheres, dedicando-se, sobretudo, à compreensão da formação de atores políticos que romperam com as expectativas da esfera privada (óikos) para, de perspectivas diversas, escandalizar a cena pública (pólis). Desde 2010, é professora Adjunta de Literatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisadora do Centro de Investigación Historia de Madres, em Buenos Aires. Seu projeto de pesquisa atual se intitula Do útero ao subsolo: maternidade e bastardia nas representações míticas e composições identitárias dos jogos de rasura, no qual propõe uma leitura das experiências de maternidade na literatura contemporânea, em diálogo com a tragédia grega.

  • Leticia Rebollo Couto, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Sciences du langage – Université de Strasbourg II (1999). É professor adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: português do Brasil, espanhollíngua estrangeira, pragmática, fonética experimental, prosódia, sociolinguística e dialetologia, e mais recentemente em estudos linguísticos da tradução no par português-espanhol. Bolsa para Hispanistas da Agencia Española de Cooperación Internacional (Pós-doutorado na Universidade de Alcalá, 2005), Bolsa para Jovens Professores e Pesquisadores da América Latina, Programa Europeu de bolsas Coimbra (Pós-doutorado na Université Catholique de Louvain, 2006) e Prêmio Programa Jovem Cientista do Nosso Estado 2008, FAPERJ em vigência no triênio 2009-2011, Prêmio Projeto Editoração 2009 FAPERJ, Estágio Sênior no Exterior em 2010, Simon Fraser University, Canadá, com Bolsa Capes. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Pubblicato

2019-08-04

Come citare

Pobre menina chola, de María Martinez Pineda. (2019). Cadernos De Literatura Em Tradução, 21, 77-87. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.v0i21p77-87