Dossiê "Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação"

2024-02-15

Editoras Convidadas: Gisela Grangeiro da Silva Castro (ESPM, São Paulo, Brasil); Paola Ricaurte Quijano (Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, México); Thaiane Moreira de Oliveira (Universidade Federal Fluminense, Brasil).

Este número especial temático registra por objetivo cobrir um período de importantes mudanças ocorridas no campo da comunicação e nos seus múltiplos nexos com a educação, as relações sociais, culturais etc., e que vêm sendo tratadas, analisadas, refletidas nas centenas de artigos publicados por C&E ao longo de três décadas.

Trata-se de um significativo intervalo temporal em que os jornais e revistas, a televisão, o rádio, para ficarmos nalguns veículos, conheceram um processo migratório, basicamente, provindo dos modelos analógicos e transitando rapidamente para os dispositivos digitais. A despeito de ser este último movimento algo recente já vem, por sua vez, recebendo os influxos de novos componentes tecno-tecnológicos ou sociotécnicos a exemplo da chamada inteligência artificial.

Somam-se a essas transformações, as formas de organização social, as tensões políticas, as mudanças culturais que marcaram estes trinta anos dentro e fora do Brasil, em seus vínculos com os variados desafios postos à educação. Bastaria lembrar as preocupações dirigidas à leitura crítica dos meios de comunicação e o direito à informação; aos desafios motivados pela desinformação / fake news e derivados; as dificuldades a serem enfrentadas pelo corpo docente com o espalhamento de “respondentes maquínicos” baseados no GPT; os problemas suscitados pela pandemia, com o fechamento das escolas e o acionamento do ensino remoto emergencial, cuja implementação dependeu, diretamente, do uso dos dispositivos de comunicação; a ação das big techs e seus braços voltados à “educação” formal etc. Tais temas se encontram no arco de preocupações dos textos publicados pela Revista e sobre os quais precisamos continuar pesquisando e colocando à disposição da sociedade.

Enfim, estamos, com este número especial frente à possibilidade de realizar uma espécie de balanço da trajetória percorrida pela Revista e suas contribuições em âmbitos como: o do amadurecimento teórico e metodológico da educomunicação; o das propostas e alternativas de trabalho voltadas à interface comunicativo-educativa; o da reflexão sobre as mudanças ocorridas nos processos comunicacionais.

Há, portanto, um roteiro do amplo espectro, residual e emergente (para lembrar Raymond Williams) que pode ser abrigado nestes 30 anos de existência da Revista considerados, por evidente, os propósitos editorias da Comunicação & Educação.

Esperam-se contribuições teórico-metodológicas oriundas de pesquisas científicas e/ou ensaios teóricos que abarquem a área da Comunicação e sua vinculação à comunicação/educação, educomunicação, educação midiática, mídia educação, entre outros denominativos que possam abranger as relações da comunicação com a educação.

 

Assim sendo, os artigos deverão trazer, direta ou transversalmente, contribuições sobre:

- As mudanças no processo de ensino-aprendizagem na transição das mídias do analógico ao digital;

- Os modelos de negócio das big techs e a polarização dos discursos com reflexos na educação: desinformação, fake news, discurso de ódio;

- Educação a distância e os embates com a educação dialógica;

- A escola e a comunicação como espaço dos conflitos geracionais, de raça, de gênero, de classes e outros, mediados midiaticamente e tecnologicamente;

- As orientações dos organismos multilaterais internacionais e as prescrições ideológicas imanentes na educação midiática: avaliação, habilidades e competência etc.

- A qualidade do ensino e da escola no Brasil: desafios para a interface comunicação/educação, em meio às transformações tecnológicas e socioculturais;

- Permanência na escola: juventude e desigualdades sociais e o papel da comunicação neste cenário educacional em meio às dinâmicas de inclusão e exclusão social;

- Os gêneros dos discursos comunicacionais e os processos de aprendizado;

- As políticas públicas e a interface comunicação/educação;

- Democratização do conhecimento, participação da juventude e a educomunicação;

- Os conceitos e seus embates: comunicação/educação; educomunicação, educação midiática etc.

- ‘Inteligência Artificial’ e o processo de ensino-aprendizagem;

- Os desafios institucionais das relações entre Mídia e Escola;

- Educação e cidadania, acesso e direito à informação.

 

Para as submissões, os autores devem consultar as normas da revista em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/about/submissions

Cronograma de trabalho:

Submissão de artigos até 31 de março de 2024

Divulgação dos resultados da avaliação para os autores: até 30 de abril de 2024

Publicação da revista: lançamento até 30 de junho de 2024.