Política de Ética e Plagiarismo

A Comunicação & Educação preza pela integridade acadêmica. Pensando nisso, a revista adota e recomenda as seguintes diretrizes para a manutenção da integridade entre seus colaboradores:

Autores:

  • Os autores são responsáveis pelos trabalhos que escreveram, devendo zelar pelo respeito aos padrões éticos da pesquisa científica (inexistência de plágios, créditos devidamente informados, etc.), bem como aos princípios éticos do campo de conhecimento a que o estudo se reporta.
  • Todos os pesquisadores que deram contribuição significativa a determinado manuscrito devem ser creditados como autores, adotando-se hierarquização de autoria por ordem de contribuição.
  • Caso algum aspecto do trabalho possa provocar questionamentos quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado.
  • Se a pesquisa cujo manuscrito é submetido a Revista envolver algum tipo de experimentação com seres humanos, o autor deve informar que o trabalho obedece aos procedimentos éticos para a pesquisa científica deste tipo.
  • Quando um autor perceber algum erro ou inexatidão em trabalho que tenha publicado em Comunicação & Educação, deverá comunicar os editores para que as correções pertinentes sejam inseridas e assinaladas no artigo publicado.

Avaliadores:

  • Os avaliadores devem informar os editores a respeito de qualquer tipo de desvio ético (plágio, trabalho já submetido a outra publicação, etc.) que percebam em trabalho avaliado.
  • Os trabalhos devem ser avaliados somente a partir de critérios relacionados com a qualidade científica do original (originalidade, relevância, contribuição ao campo de estudos, etc.), buscando expressar de maneira clara, respeitosa e argumentada as razões pelas quais recomendam a aprovação ou rejeição.
  • Quaisquer motivos que impeçam a avaliação objetiva de um manuscrito por parte do avaliador devem ser comunicados aos editores, que cancelarão o pedido de revisão, sem qualquer tipo de prejuízo ao avaliador.
  • A impossibilidade de cumprir prazos ou realizar a avaliação deve ser comunicada aos editores, que tomarão medidas para preservar o fluxo de avaliação do trabalho.

Editores:

  • Casos de plágio ou autoplágio farão com que original não seja aceito pela Revista.
  • Suspeitas de que os trabalhos submetidos a Comunicação & Educação realizam quaisquer tipos de más condutas científicas, como as descritas em http://blog.scielo.org/blog/2013/10/02/etica-editorial-e-o-problema-do-plagio/#.WVUnkelv_IU , darão ensejo à busca de esclarecimento e eventual cancelamento da submissão.
  • Os revisores são escolhidos a partir de sua especialidade e conhecimento na área do trabalho submetido, buscando evitar qualquer tipo de conflito de interesse ou discriminação que possa prejudicar a avaliação com base em critérios exclusivamente de mérito científico.
  • A Revista preserva o anonimato e a confidencialidade dos autores das submissões e de seus avaliadores, a fim de preservar a integridade do processo de avaliação.
  • Uma vez que o manuscrito é aceito para avaliação, a Revista busca garantir o melhor fluxo editorial possível, sem qualquer tipo de discriminação, estando disposta a oferecer esclarecimentos aos autores sobre o estado da submissão.
  • Caso algum trabalho publicado receba denúncia de desvio ético ou imprecisão, o Comitê Editorial da Revista realizará investigação, com consulta ao autor. Sendo observada a veracidade da denúncia, a Revista adotará medidas que podem ir da correção à exclusão do trabalho.
  • A Comunicação & Educação faz uso do software anti-plágio iThenticate Similarity Check para avaliação dos artigos, estando registrada no sistema AGUIA/USP desde novembro de 2021.

O Commitee on Publication Ethics – COPE fornece instruções. A revista utiliza como procedimentos os seguintes parâmetros:

https://publicationethics.org/files/All_Flowcharts_Spanish_0.pdf