Formação em jornalismo: Implicações Educativas e reverberações psicossociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p139-154

Palavras-chave:

Jornalismo, Educação, Saúde Mental, Loucura, Reforma Psiquiátrica

Resumo

O presente estudo procura problematizar um projeto de extensão desenvolvido em um curso de graduação em Jornalismo, com vistas a discutir o processo de formação profissional na área. O projeto contemplou a cobertura da desinstitucionalização de um hospital psiquiátrico, percurso que demonstrou como a construção da cobertura, e concomitantemente de formação universitária, convocou questões de ordem ética e política. Por meio de uma abordagem etnográfica, discute-se a escolha e a definição de fontes, o percurso desenvolvido e as implicações do jogo de visibilidade/invisibilidade na produção do projeto de extensão, indicando implicações para o campo da formação em jornalismo.

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Biografia do Autor

  • Andréia Denise Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Jornalista. Mestre e Doutora em Jornalismo (PUCRS). Professora no Curso de Comunicação Social (UFRGS).

  • Fabiana Sidoruk, Sem Registro de Afiliação

    Psicóloga (PUCRS)

  • Cristiano Hamann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Psicólogo (PUCRS). Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Curso de Psicologia (PUCRS).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Mallmann, A. D., Sidoruk, F., & Hamann, C. (2024). Formação em jornalismo: Implicações Educativas e reverberações psicossociais. Comunicação & Educação, 29(2), 139-154. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p139-154