Atividades em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p245-254Palavras-chave:
educomunicação, decolonialidade, transgressão, intervenção social, movimentos sociais, culturais e educacionaisResumo
A Educomunicação tem referências e sustentação no projeto de decolonialidade, por meio da transposição dialógica como medium, que inclui a urgência de uma educação midiática e tecnológica com as realidades e contextos; propõe a (re)construção e o respeito à inclusão das vozes de grupos identitários, secularmente silenciados pela lógica colonialista, como as populações afrodiaspóricas, africanas e indígenas. De metodologia participante e de viés hermenêutico, este artigo analisa sua inserção como uma práxis de intervenção, gênese e imbricamento com os movimentos sociais, culturais e educacionais do campo em emergência.
Downloads
Referências
CURSO Superior de Audiovisual. Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, São Paulo, [2021]. Disponível em: https://www.eca.usp.br/ctr/curso-superior-do-audiovisual. Acesso em: 26 nov. 2024.
IDEIAI. A História e Evolução do Cinema Brasileiro: Dos Primórdios aos Dias Atuais. Ideiai, [S. l.], 21 jul. 2024. Disponível em: https://ideiai.com/a-historia-e-evolucao-do-cinema-brasileiro-dos-primordios-aos-dias-atuais/. Acesso em: 26 nov. 2024.]
PAIVA, Sara. Técnico de Audiovisuais: Saiba tudo sobre esta profissão. Guia das Profissões, [S. l.] 10 jan. 2021. Disponível em: https://www.guiadasprofissoes.info/profissoes/tecnico-de-audiovisuais/. Acesso em: 26 nov. 2024.
TEREZANI, João Henrique Tellaroli. Produção audiovisual: 5 principais áreas de atuação. Blog Senac, São Paulo, 2 out. 2023. Disponível em: https://www.sp.senac.br/blog/artigo/producao-audiovisual. Acesso em: 26 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ruth Ribas Itacarambi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.