Bacurau: A arte de entrelaçar imagens, sons e memórias no processo de criação cinematográfica

Autores

  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi Morumbi
  • Maria Ignes Carlos Magno Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p219-231

Palavras-chave:

Bacurau, brazilian cinema, process of creating

Resumo

Bacurau – pássaro comum no Brasil, de plumagem muito macia, voo silencioso, olhos muito brilhantes e só encontrado à noite – deu nome ao filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O filme conta a história de um povoado do sertão brasileiro que misteriosamente desaparece do mapa e é invadido por drones e estranhos turistas que começam a atacar as pessoas do lugar. A comunidade precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio para se defender. Na ficção, Bacurau sumiu do mapa e se tornou apenas uma lembrança sem referência geográfica, mas na história contada Bacurau está repleto de referências culturais, alusões cinematográficas e lembranças fílmicas, nacionais e internacionais, e pede que comecemos a querer ligar “os fios da meada no rio”   criativo do filme. Essa é a nossa proposta de resenha: refletir sobre esse processo de criação do fazer cinema.

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Biografia do Autor

  • Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

  • Maria Ignes Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.E-mail: unsigster@gmail.com

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Ferraraz, R., & Magno, M. I. C. (2024). Bacurau: A arte de entrelaçar imagens, sons e memórias no processo de criação cinematográfica. Comunicação & Educação, 29(2), 219-232. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p219-231