Da sensibilidade à criação: a Albertine de Proust e o aprendizado da arte

Autores

  • Betysa Starling Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i38p%25p

Palavras-chave:

Em busca do tempo perdido; Marcel Proust; Literatura Francesa; Albertine., Em busca do tempo perdido, Marcel Proust, Literatura Francesa, Albertine

Resumo

Este artigo tem como objetivo norteador a análise da personagem Albertine a partir da hipótese de que ela é a figura mais emblemática da obra Em busca do tempo perdido, sobretudo por promover a convergência dos grandes temas desenvolvidos pelo francês Marcel Proust – amor, arte, tempo, memória, sexualidade, e os subtemas que a tais temas se vinculam. Ao transcender a condição de simples personagem, configurando-se como o ponto em que quase todos os temas de Proust se entrecruzam, Albertine revela-se uma grande mediadora do aprendizado do narrador Marcel, o que a torna fundamental para a jornada do herói proustiano, ajudando-o a reconhecer novos sentidos para as suas experiências e a ressignificar sua própria vida, da infância ao tempo redescoberto. Nesse sentido, vislumbramos, com o estudo da personagem Albertine, compreender a criação artística que sucede a busca pelo tempo perdido e o processo de sublimação na obra de Marcel Proust.

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Publicado

2024-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Starling, B. (2024). Da sensibilidade à criação: a Albertine de Proust e o aprendizado da arte. Revista Criação & Crítica, 38, 316-329. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i38p%p