Entre o contar e o cantar do poema-canção: uma leitura/audição da Diáspora, dos Tribalistas
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p297-311Mots-clés :
Poesia, Narrativa, Música, TribalistasRésumé
O presente artigo discute os momentos narrativos e não narrativos na canção Diáspora, do grupo musical brasileiro Tribalistas(2017), observados tanto no interior da sua letra quanto no seu todo melódico, partindo-se da hipótese de que o trânsito pelos dois campos satisfaz um propósito mimético descentralizado, por meio do qual o poeta-compositor abre mão da veiculação da trama única, da linearidade de um relato, para chegar à pluralidade de histórias a partir de alusões, cenas opacas, referências, descrições, discursos diretos, súplicas, junto a toda uma estratégia sonora e rítmica, sobretudo via trabalho percussional. A combinação entre o diegético e o lírico se intensifica no percurso da arte da Modernidade à Pós-modernidade, no modo como o artista se liberta da “necessidade do épico” para exprimir o poético em estruturas intergenéricas, intermidiáticas, intertextuais. Considera-se, enfim, como a Diáspora e a MPB, no geral, conseguem fundir literatura e música, narratividade e livre expressão poética, conto e canto.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ACNUR. Guerra da Síria: 9 histórias emocionantes para refletir sobre o conflito. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2020/03/09/guerra-da-siria-9-historias-emocionantes-para-refletir-sobre-o-conflito/>. Acesso em: 17 ago 2021.
ACNUR. Brasil torna-se o país com maior número de refugiados venezuelanos reconhecidos na América Latina. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2020/01/31/brasil-torna-se-o-pais-com-maior-numero-de-refugiados-venezuelanos-reconhecidos-na-america-latina/>. Acesso em: 18 ago 2021.
ALVES, Castro. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
ANTUNES, Arnaldo; MONTE, Marisa; BROWN, Carlinhos. “Diáspora”. In: ANTUNES, Arnaldo; MONTE, Marisa; BROWN, Carlinhos. Tribalistas 2. (2017). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=neR2vTRrs4M&list=RDneR2vTRrs4M&start_radio=1>. Acesso em: 11 ago 2021.
ASFORA, Raimundo; CAVALCANTI, Rosil. “Tropeiros da Borborema”. In: GONZAGA, Luiz. O homem da terra (1980). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TESceNskyow>. Acesso em: 19 ago 2021.
BARTHES, Roland. “Introdução à análise estrutural da narrativa”. In: BARTHES, Roland et. al. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 19-62.
BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução: João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2007.
BREMOND, Claude. “A lógica dos possíveis narrativos”. In: BARTHES, Roland et. al. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 114-141.
BROWN, Carlinhos. Tribalistas falam sobre a composição de “Diáspora”. (2018) Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6954397/>. Acesso em: 18 ago 2021.
BURNETT, Henry. “Cultura popular, música popular, música de entretenimento: o que é isso, a MPB?”. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 4, p. 105-123, 2008.
CAIRUS, Brigitte Grossmann. “A construção das identidades diaspóricas dos ciganos brasileiros”. Revista USP, São Paulo, v. 1, n. 117, p. 119-134, 2018.
COSTA, Maria do Carmo Soares. “Poesia experimental e música contemporânea”. Revista Cerrados, Brasília, v. 6, n. 6, p. 58-67, 1997.
FABBRI, Franco. “Uma teoria dos gêneros musicais: duas aplicações”. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-31, 2017.
GALENO, Bartô; GUIMARÃES, Wilson. “Lembranças do Rei”. In: GALENO, Bartô. No toca-fita do meu carro. (1978). Disponível em: <https://immub.org/album/no-toca-fita-do-meu-carro>. Acesso em: 19 ago 2021.
GENETTE, Gérard. “Fronteiras da narrativa”. In: BARTHES, Roland et. al. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 265-284.
GENETTE, Gérard. “Géneros, ‘tipos’, modos”. In: GARRIDO ALLARDO, Miguel A. Teoría de los géneros literarios. Madrid: Arco, 1988. p. 183-234.
GENETTE, Gérard. “Linguagem poética, poética da linguagem”. In: GENETTE, Gérard. Figuras II. São Paulo: Estação Liberdade, 2015, p. 127-156.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
GONZAGA, Luiz; GONZAGUINHA. “Boi Bumbá”. In: GONZAGA, Luiz. Quadrilhas e Marchinhas Juninas (1965). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nbazwvLmAfM>. Acesso em: 19 ago 2021.
GONZÁLEZ, Elena Cristina Palmero. “Discursos da memória na literatura da diáspora cubana nos Estados Unidos”. Revista Brasileira do Caribe, São Luís v. 16, n. 30, p. 91-107, 2015.
KURLAT, Gustavo. Um mundo de possibilidades (Brasil na panela). 2019. Disponível em: <https://vimeo.com/367347709>. Acesso em: 19 ago 2021.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. São Paulo: Cultrix, 2006.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. “Literatura e música: união indissolúvel”. Revista Internacional em Língua Portuguesa, v. 37, p. 93-114, 2020.
PEREIRA, Rodrigo da Rosa. “Diáspora contemporânea: um convite à reflexão numa perspectiva histórico-literária”. Grau Zero - Revista de Crítica Cultural, Salvador, v. 4, n. 1, p. 71-89, 2016.
RAJEWSKY, Irina. “A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade”. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora; FALE/UFMG, 2012, p. 51-71.
SCHER, Steven Paul. “Literature and Music”. In: BARRICELLI, Jean Pierre; GIBALDI, Joseph. Interrelations of Literature. New York: MLA, 1982, p. 225-250.
SOUSÂNDRADE. Joaquim de. “O Guesa”. In: WILLIAMS, Frederick; MORAES, Jomar (org.). Poesia e Prosa Reunidas de Sousândrade. São Luís: AML, 2003, p. 71-78.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Franksnilson Ramos Santana 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).