Do Signo ao Ritmo: o lugar da poética de Meschonnic
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p95-110Palavras-chave:
Henri Meschonnic, João Cabral de Melo Neto, Ritmo, Signo, Poesia, EstruturalismoResumo
O objetivo deste trabalho será explicitar no projeto do pensamento meschoniquiano sua tentativa de expandir os limites do estruturalismo através da superação do discurso semiótico por meio do conceito de ritmo. Também levantaremos a hipótese, nos termos de Meschonnic, de que a teoria semiótica, que entende a linguagem como um sistema descontínuo de signos, acaba por conceber uma forma engessada desta. Por outro lado, através do foco no conceito de ritmo e sua relação com a dimensão semântica e, portanto, subjetificadora da linguagem, veremos desenhar uma ideia de linguagem em sua plena potência discursiva aberta para a presença. Por fim, será analisada a contribuição intempestiva que o poema “Rios sem discurso” do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto traz para essa discussão.
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