"Arroz de telhados": os gestos autorais de/em Adília
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v12i22p76-93Palavras-chave:
Autoria, Intertextualidade, Adília LopesResumo
A poesia performática de Adília Lopes causa nos leitores estranhamentos diversos pelo hibridismo típico de sua poética. São poemas que se servem de inúmeras referências, sejam relacionadas à vida da poeta e/ou a elementos intertextuais de fontes diversas. Nesses amálgamas, a questão da autoria fica latente, uma vez que não se constata uma “originalidade” em/de seus textos. No intuito de verificar como a figura autoral da poeta se esmaece no entrecruzamento de discursos diversos, apoiados nos estudos seminais de Barthes, Foucault, Agamben, dentre outros, apresentamos a leitura de alguns poemas presentes no livro Manhã, publicado em 2015, nos quais os processos de escrituras múltiplas evidenciam a ascensão de uma poética da leitura.
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