Renascimento e Humanismo nas Letras Portuguesas e Américo-Portuguesas: como e onde se situam no ensino e na leitura escolar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v13i26p66-91

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Literatura no Ensino Médio, Renascimento português, Humanismo português

Resumo

Este artigo é fruto de investigações acerca do que se entende por Renascimento e Humanismo português segundo autores como André (2013), Osório (1976; 1992; 2013), Ramalho (1972; 1985) e Soares (2011; 2014), e qual seu tratamento oferecido pelos livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio no Brasil. Longe de serem recortes positivados do tempo em estilos periodizáveis, entendemos, junto com Hansen (1995; 2001; 2006), Kossovitch (1994) e Lachat (2019), estes conceitos como concepções práticas da atividade letrada durante toda a Primeira Modernidade europeia, aqui particularmente a portuguesa e a américo-portuguesa, modus operandi moderno que incide, portanto, nas letras até finais do Setecentos, compreendendo toda a base de leitura literária prevista para o 1º ano do Ensino Médio. Por este motivo, à esteira de Dalvi (2013), Martini (2016) e Rouxel (2013), cumpre pensar o ensino e a leitura como integrativos e concatenadores, em uma sequência que não apenas respeite a integridade simbólica dos textos, mas segundo uma práxis que priorize, no evento da leitura dos alunos e professor, a apreciação retórica ou estética do texto, experienciada simultaneamente à paramentação teórica — atentando à teoria que se engendra no próprio evento da leitura.

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Biografia do Autor

  • Dreykon Fernandes Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

    É graduando em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Espírito Santo, desde 2016, e integrante do grupo de pesquisa LIMES - Fronteiras interdisciplinares da Antiguidade e suas representações. 

  • Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

    Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq. Atua principalmente na área de Estudos Clássicos, nos seguintes temas: lírica latina, Marcial, epigrama, Estácio, recepção do clássico, representação e ensino de latim. 

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nascimento, D. F., & Leite, L. R. (2021). Renascimento e Humanismo nas Letras Portuguesas e Américo-Portuguesas: como e onde se situam no ensino e na leitura escolar?. Revista Desassossego, 13(26), 66-91. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v13i26p66-91